A Central de Transplantes da Paraíba, que integra a rede de Saúde do Governo do Estado, registrou, em um intervalo de apenas 48 horas, a segunda doação de órgãos e tecidos, reforçando o compromisso com a saúde e a solidariedade.
A doação ocorreu na tarde dessa terça-feira (20), no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, e teve como doadora uma mulher de 51 anos, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH).
Em um ato de generosidade, a família da doadora autorizou a doação de órgãos, que incluiu os rins e as córneas. Os órgãos e tecidos agora representam uma nova oportunidade de vida para pacientes que aguardavam na lista de espera de transplantes.
A doação anterior aconteceu na tarde do último domingo (18) no Hospital de Trauma de Campina Grande, quando uma mulher de 50 anos, também doou os rins e as córneas.
A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, ressalta a importância da doação de órgãos na missão de salvar vidas. “Cada doação é um ato de amor que oferece esperança para aqueles que lutam por uma nova chance de vida. A solidariedade da família da doadora foi essencial para que esse processo fosse possível. Este feito reitera o sucesso das políticas públicas de saúde voltadas para a sensibilização sobre a doação de órgãos no estado”, afirmou Rafaela.
Em 2024, a Paraíba já realizou 197 cirurgias de transplantes, sendo seis de coração, 15 de rim, 22 de fígado, nove de medula óssea e 145 de córneas.