Categorias: Paraíba

Paraíba tem 3 mil imigrantes com moradia fixa e de 2017 até fevereiro, 20 queriam legalização

PUBLICIDADE

A curiosidade por conhecer outra cultura e ainda ter a oportunidade de melhorar de vida fizeram com que o senegalês Mauro Dramen deixasse sua terra natal, em 2014, para viver no Brasil. Morando na Paraíba há três anos, ele trocou a pesca, atividade que fazia no país africano, pelo trabalho como vendedor ambulante.

 

Assim como ele, pelo menos outros três mil estrangeiros escolheram o Estado como endereço fixo de acordo com o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2016.

 

“Gosto muito de morar aqui, do clima, das pessoas, da cultura. A vida no meu país era muito difícil. Tentei trabalhar com pesca aqui também, mas não deu certo. O trabalho na rua é melhor”, disse Mauro, que trabalha no Centro de João Pessoa. Ele revelou ainda que pretende trazer a esposa para morar com ele na cidade.

 

A busca por melhores condições de trabalho está entre os pontos principais dos estrangeiros que procuram oficializar moradia na Paraíba. Somente de 2017 até fevereiro deste ano, a assessora jurídica da Pastoral dos Migrantes do Brasil e membro do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maritza Ferreti, atendeu a 20 estrangeiros que viviam na Paraíba e queriam auxílio para oficializar a estadia.

 

E é justamente a busca por trabalho uma das motivações que atrai pessoas de outros países para o Brasil, como foi o caso dos chineses André e Yating, que vieram com suas famílias para a Paraíba para instalar lojas de produtos importados. A jovem chinesa está na Paraíba há sete anos com a família que montaram duas lojas, sendo uma na Capital e outra em Campina Grande. Já no caso de André, a fixação de moradia no Estado foi oficializada em 2015.

 

Além do trabalho informal, como é o caso de Mauro Dramen, e das iniciativas empreendedoras, como os chineses, outros estrangeiros que vivem na Paraíba obtiveram registro de emprego formal. Segundo a última Relação Anual de Informações Sociais (Rais), 91 trabalhadores não brasileiros foram contratados formalmente no Estado em 2016.

 

 

 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Confira calendário para licenciamento de veículos em 2025 na Paraíba

A Direção do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) divulgou o Calendário de Licenciamento…

21 de dezembro de 2024

Polo Turístico Cabo Branco terá hotel, vila gastronômica, espaço games, shopping e roda-gigante panorâmica de 80m; veja fotos

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

21 de dezembro de 2024

Verão começa hoje e previsão é de chuvas volumosas em parte da Região Nordeste durante a estação; entenda

O verão começou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), em todo o Hemisfério…

21 de dezembro de 2024

João Azevêdo lança empreendimento no Polo Turístico Cabo Branco com investimento de R$ 480 milhões

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

21 de dezembro de 2024

TAC prorroga retirada de comerciantes da orla de Cabedelo para abril de 2025

Em diálogo com a gestão municipal, MPF entendeu e aceitou protelar a remoção, que estava…

21 de dezembro de 2024

Corpo de paraibana atropelada no Rio de Janeiro chega à Paraíba neste sábado

Priscilla foi atingida por um ônibus no momento em que atravessava uma avenida em uma…

21 de dezembro de 2024