Paraíba tem Dia D de Vacinação contra a raiva animal nos 223 municípios

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), realizou, neste sábado (31), o Dia D de Vacinação contra a Raiva Animal, nos 223 municípios do estado. Foram mais de 800 postos distribuídos para aplicação da vacina antirrábica, com funcionamento das 8h às 17h. Em João Pessoa e Campina Grande foram oferecidos multisserviços voltados à causa animal, como castração de cães e gatos, teste rápido de leishmaniose e vermifugação e adoção responsável. Na capital, durante a ação concentrada na Praça da Paz (Bancários) também houve a oferta de teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para humanos.

De acordo com o médico veterinário e chefe da Área Técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Assis Azevedo, o principal objetivo do Dia D é interromper a transmissão do vírus da raiva tanto em animais quanto em humanos. “Se nós tivermos os nossos cães e gatos devidamente vacinados e imunizados, nós também teremos como evitar que o vírus acometa humanos”, ressaltou Assis, destacando que todos os municípios foram previamente abastecidos com os insumos necessários para a realização do Dia D, como vacinas, agulhas e seringas descartáveis.

A professora Rocássia Martins soube da multiação da SES na Praça da Paz e levou a cadela “Bibia”, de três anos, para receber a vacina contra a raiva. Segundo ela, todos os anos ela comparece a algum local de vacinação para atualizar o esquema vacinal do pet. “É um compromisso que a gente tem que ter com a saúde do animal, porque evita que eles adoeçam ou transmitam para nós alguma doença, e aqui é um ponto muito estratégico, bem localizado, o que facilita o acesso”, comentou.

A assistente administrativa Juliana Vieira, além de vacinar “Pingo”, o cão do qual é tutora há cinco anos, aproveitou a ocasião para fazer a vermifugação no animal. “Essas ações são muito importantes, pois nos dá oportunidade de vacinar e de usufruir de outros serviços voltados à saúde do animal”, avaliou Juliana.

Desde 2008, o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde disponibiliza a Vacina de Cultivo Celular para cães e gatos, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura, sendo uma ação pactuada junto à tripartite e que faz parte do Plano de Eliminação da Raiva Humana transmitida por cães, principal fonte de infecção no ciclo urbano.

Na Paraíba, o último caso de raiva humana transmitida por cães (Variante 1 e 2) foi registrado há 25 anos. Os últimos casos da doença em humanos, no estado, ocorreram em 1999, nos municípios de Queimadas e João Pessoa. Nos dois registros, o animal agressor foi o cão.

Já os últimos casos de raiva humana com variante de outras espécies animais foram em 2015 e 2020, nos municípios de Jacaraú e Riacho dos Cavalos, respectivamente. No caso de Jacaraú, o animal envolvido no acidente foi um felino, porém o vírus identificado foi o da Variante 3, oriundo dos morcegos hematófagos. No município de Riacho dos Cavalos, a raposa foi o animal agressor, com variante oriunda dos canídeos silvestres.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024