A Paraíba tem mais de 110 mil títulos de eleitor cancelados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao todo, 110 mil títulos de eleitor foram cancelados no Estado, e os eleitores estão impedidos de votar nas eleições deste ano. A medida sentenciada pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado atinge os eleitores que não foram até novembro de 2017 realizar o recadastramento biométrico.
Para os cidadãos que tiveram o título cancelado, o prazo para tirar um novo documento vai até 9 de maio – data em que vão ser encerrados os atendimentos aos eleitores que querem votar nas eleições gerais deste ano.
Como 14 zonas eleitorais foram extintas ou remanejadas na Paraíba em agosto de 2017, os eleitores dessas zonas que tiveram os títulos cancelados só devem procurar os cartórios eleitorais a partir de 8 de fevereiro, quando os postos de atendimentos voltam a atendê-los.
O TRE também informou que os 500 mil eleitores da Paraíba atingidos pela extinção ou transferência de 14 zonas eleitorais estão com as atualizações de títulos eleitorais suspensas até 7 de fevereiro. O prazo que iniciou na segunda-feira (22), de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, é para a migração dos dados das antigas zonas para as novas, por esse motivo que os eleitores não podem mexer nos cadastros durante o período.
Os prazos processuais das 14 zonas (confira lista abaixo) também estão suspensos. Porém, certidões circunstanciadas, entre elas a de quitação, ainda podem ser solicitadas neste prazo. Os dados dos eleitores só vão poder ser atualizados a partir de 8 de fevereiro, seguindo até 9 de maio – prazo limite para todos os tribunais do Brasil.
O TRE garantiu que os locais de votação dos eleitores das zonas extintas ou remanejadas não vão mudar. O que muda é apenas o número da zona e da seção. Os atuais prédios que funcionam zonas eleitorais extintas vão funcionar apenas como posto de atendimento até 9 de maio. Após a data o local será fechado.
PB Agora