Segmento tem ganhado espaço no Simples Nacional, o regime que facilita arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos
O mercado de alimentação fora do lar, ou ‘food service’, como também é conhecido, está em expansão na Paraíba. De acordo com a Receita Federal, o estado possui 14.498 pequenos negócios voltado ao segmento com cadastro no Simples Nacional. O número representa 8,45% do total de optantes pelo regime tributário.
Lanchonetes e casas de chás, sucos e similares compõem a categoria com mais empreendimentos, 4.341 no total. Em seguida, aparecem restaurantes e similares (3.239) e o serviço de fornecimento de alimento preparado para consumo domiciliar (2.530).
A lista segue com o serviço ambulante de alimentação, com 1.873 cadastrados. Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem oferta de entretenimento aos clientes, têm 1.657 optantes no Simples Nacional, enquanto os concorrentes com opção de entretenimento são 92. Há destaque ainda no ramo de alimentação para eventos e recepções (bufê), que possui 364 representantes, e de fornecimento de alimento preparado para empresas, com 303.
“Na contramão de todas as previsões, apesar da crise que vive o Brasil desde 2013, o mercado de gastronomia vem crescendo em nosso país, gerando oportunidades de negócios e empregos e movimentando a economia em uma ascendência constante”, avalia a analista do Sebrae Paraíba, Rosa Maria Correia.
Para ajudar empresários a expandir seus empreendimentos, o festival gastronômico Degustando o Brasil realiza, nesta sexta-feira (25), em Campina Grande, o ciclo de palestras Negócios à Mesa. Com o apoio do Sebrae, o evento vai apontar estratégias que trazem sucesso aos projetos de alimentação fora de casa, como planejamento de marketing e operação de delivery. Direcionada aos proprietários, gestores e colaboradores de bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos de food service, a capacitação acontece das 13h às 18h, no Teatro Facisa.
Os empreendedores da cozinha vão trocar experiências e se capacitar com especialistas, que passarão diretrizes de aprimoramento e profissionalização. A programação contará com a presença do engenheiro financista Dennis Nakamura. O agora sócio-fundador da Relp! Aceleradora de Restaurantes já criou uma ONG que ajudou mais de 2,5 mil pessoas, melhorou a experiência do usuário como gestor de uma das maiores plataformas de e-commerce de casa e decoração do mundo e ajudou o iFood a alcançar a marca de R$ 2 bilhões por ano.
Outra palestra será com o especialista em gestão empresarial Flávio Guersola, que é professor do Instituto de Negócios da Gastronomia (ING) da Universidade Roberto Miranda (URM), em São Paulo. Ele acumula mais de 20 anos de experiência em gestão e gerenciamento de projetos gastronômicos e no mercado de hospitalidade.
No ‘Negócios à Mesa’, as ideias de marketing digital serão apresentadas ao público pelo jornalista Ricardo Oliveira, fundador da agência de conteúdo Dois Cafés. Referência no mercado local, o palestrante e professor de pós-graduação atua no meio digital há mais de uma década em diferentes projetos de comunicação. Na sua trajetória, por exemplo, está a implementação na Paraíba dos sites de notícias G1 e Globoesporte.com.
As inscrições já estão abertas na internet (http://bit.ly/negociosamesa). Para os interessados, o investimento é de 160 reais, valor que pode ser pago via boleto bancário ou com cartão de crédito. Após o evento, os participantes receberão um certificado.
Além da realização de palestras no Teatro Facisa, o Degustando o Brasil estará, de 24 a 27 de outubro, na praça de eventos do Partage Shopping. No local, uma cozinha de alto padrão será montada para receber mais de 20 chefs e cozinheiros, que vão ensinar técnicas e mostrar o passo a passo das receitas.