A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba terá plano especial contra exploração sexual infanto-juvenil na Copa 2014

A Copa do Mundo de 2014 deverá atrair a vinda de mais de 600 mil turistas ao Brasil, prognóstico que leva o Ministério do Turismo, por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância, e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) a promoverem desde já um encontro de representantes de entidades nacionais e internacionais, atuantes no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O Encontro Preparatório Nacional Oficinas Pró-Copa, será realizado no Centro de Convenções Brasil 21, nos dias 6 e 7 de outubro (veja programação abaixo).

Na pauta desse debate preparatório estão as ações a serem implementadas nas 12 cidades-sede da Copa e em João Pessoa (PB), subsede do evento, até o início dos jogos, para inibir a exploração sexual de crianças e adolescentes praticada por turistas. Participam do encontro representantes do governo federal, de ONGs e das cidades-sede do Mundial de 2014; empresários do setor turístico, membros de organismos internacionais e da instituição convidada Rede da África Austral contra o Tráfico e o Abuso de Crianças (Santac).

O Encontro Preparatório Nacional será seguido de oficinas nas 12 cidades-sede e em João Pessoa. A meta é mobilizar 390 agentes multiplicadores dos setores público e privado, especialmente profissionais e empresários do turismo, por meio de 13 oficinas, e desenvolver uma matriz de responsabilidade para a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes para a Copa do Mundo de 2014.

O Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, coordenado pelo CET/UnB, teve início em dezembro de 2009 e formou, até o momento, 163 multiplicadores em todo País.

ENCONTRO PREPARATÓRIO NACIONAL – OFICINAS PRÓ-COPA – Dias 6-7/10/2010, no Centro de Convenções Brasil 21. Mais informações com Marcio Vieira (55 61 3322.0884 e 8151-9678) e Miguel Bueno (55 61 9979.5434), assessores de imprensa do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.

Programa – Encontro Preparatório Nacional – Oficinas Pró-Copa

Realização

Coordenação Geral do Programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo e Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília

Convidados

Parceiros Nacionais: membros do Conselho Nacional de Turismo e da Câmara Temática Turismo Sustentável e Infância, membros Comissão Intersetorial de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (incluindo os Ministérios), membros do Comitê Nacional de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, CBF, ANDI, representantes das cidades sedes da Copa 2014 e de João Pessoa (PB), Conselheiros Estaduais da Criança e Adolescente representando das cidades sedes e de João Pessoa (PB), Confederação Nacional do Comércio.

Parceiros Internacionais: OIT, Unicef, The Code, FIFA, OMT, GARA, Santac, Ministério do Turismo de Moçambique e da África do Sul.

Objetivos

A. Validar um Documento Referencial para as campanhas nacionais de prevenção a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, visando a Copa do Mundo 2014.

B. Análise situacional sobre as possíveis vulnerabilidades que o Brasil enfrentará nas questões de violências com crianças e adolescentes com o advento da Copa do Mundo 2014;

C. Construir a matriz de responsabilidades na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes nas cidades sedes da Copa e em João Pessoa (PB) e a realização das Oficinas Pró-Copa.

 

 UnB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe