PB vai receber 3 novos campi do IFPB; Sapé vai ser contemplado com uma unidade

PUBLICIDADE

O município de Sapé foi contemplado e irá receber um campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O anúncio foi feito pelo presidente Lula nesta terça-feira (12), quando o prefeito do município, Major Sidnei, e outros gestores de todo o país, foram até Brasília participar de um evento no Palácio do Planalto.

A solicitação já havia sido feita pelo gestor, que celebrou a conquista, considerando um marco histórico para a educação e desenvolvimento de Sapé. “Esse será um canal para estudantes se capacitarem com educação técnica e de qualidade, provendo a formação profissional, o desenvolvimento regional, a inovação e pesquisa e a inclusão social. Será um divisor de águas para o município”, pontuou o prefeito.

Major Sidnei destacou que quando soube que a Paraíba seria contemplada com novos campi do IFPB, ele se reuniu com a reitora Mary Roberta Meira Marinho falando da importância de Sapé ser contemplado com uma unidade. “Polarizamos toda uma região e temos todo interesse de firmar parcerias para que nossa gente tenha acesso à educação”, disse.

O prefeito afirmou que o apoio do deputado federal Hugo Motta vem sendo fundamental para conseguir a unidade para Sapé, dialogando com o Governo Federal e também garantindo a destinação de emenda parlamentar para construção da estrutura. Já o deputado Felipe Leitão atuou para a liberação do terreno, junto ao Governo do Estado, para construção do campus.

Ao todo, serão 100 novos campi da Instituição Federal em todo o país, sendo três na Paraíba (Mamanguape, Queimadas e Sapé). Na última semana, Major recebeu a visita de uma comitiva do IFPB em prol de avaliar possíveis locais para instalar um campus da unidade de ensino federal no município.

Os IFs são instituições voltadas a várias áreas de conhecimento, com foco na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em todos os níveis e em diferentes tipos de cursos, além de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação.

Atualmente há cerca de 20 polos do IFPB em todo o estado. Entre os municípios que já têm a unidade educacional em seu território estão João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Santa Luzia, Sousa, Princesa Isabel, Patos, Guarabira, Itabaiana e Esperança.

Mais obras

Recentemente o município de Sapé foi contemplado com um Centro Cultural e duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de porte I para a população, través do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Sapé está na rota do desenvolvimento. Não tenho receio de bater na porta do governo para pedir e conseguir obras para a nossa cidade”, disse.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024