Em pronunciamento registrado na última terça-feira, 5, na Câmara dos Deputados, o deputado federal Luiz Couto (PT-PB) relembrou o recente histórico da democracia brasileira, que vingou há cerca de 30 anos, depois da ditadura, e analisou que nosso regime está ameaçado em meio à crise política vivenciada pelo país: “Vejamos as placas das manifestações a favor do golpe de Estado, nas quais dizem; Fora PT, Morte aos petistas, xô corrupção, fora comunista, fora esquerda. Aliás, o que se fala nas manifestações a favor do golpe são expressões interpretadas pelo ódio pregado aqui dentro desta Casa, por deputados que nem sequer tem escrúpulos em mencionar a palavra corrupção.
O farisaísmo impregnou os corações destes deputados, bem como proliferou ódio para uma parcela de populares. Estes preconceitos, intolerâncias e agressões não são partes daqueles que acordaram para cada vez mais a se mobilizarem a favor da consciência democrática”.
Ainda em seu discurso, Luiz Couto lembrou o sociólogo Florestan Fernandes e seu relato de que a história é baseada no escambo e escravidão, no colonialismo e imperialismo, na urbanização e industrialização, por meio dos quais se dá, inicialmente, a formação da sociedade de castas, e, posteriormente, da sociedade de classes.
“Percebemos claramente o que alguns parlamentares querem fazer em nosso país. Dividir o povo, pregar a mentira como verdade, disseminar ódio e abrir procedência para destruir governos, estados e ideologias sociais.
A construção desta jovem democracia, que rompeu com a longa tradição autoritária vivenciada em 1964, será derrotada mais uma vez. Pois, calaremos a boca dos acusadores sem causa, por meio da doce, forte e jovem democracia.
Golpe de Estado Nunca Mais! Viva a democracia! Viva o povo democrático brasileiro”, encerrou o parlamentar.
Redação