Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado federal Luiz Couto (PT-PB) fez uma previsão otimista em relação às mobilizações populares que têm acontecido em todo o país contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
O petista citou versos da canção “Pisa Manero”, de Xangai: “Pisa ligeiro, pisa ligeiro, pisa ligeiro, quem não pode com a formiga não assanha o formigueiro” para ilustrar o sentimento das multidões frente ao Golpe orquestrado por setores da elite política, midiátrica e empresarial do Brasil.
“Esta canção é a palavra de ordem dada pelos 54 milhões de votantes que no dia da luta em defesa do Estado Democrático de Direito, da Democracia e contra o Golpe, que não permitirão a tomada da República sem voto.
Eu sou uma das muitas formigas que faz parte deste formigueiro”, disse Couto, afirmando que a reação começou em 1980 com a construção do PT, passando pelas mudanças que o partido implantou na cultura política brasileira.
“Com os governos Lula e Dilma, mudamos a vida dos brasileiros e brasileiras para melhor. Houve a redução substancial da pobreza, milhões acenderam à classe média; criamos o PROUNI, o PRONATEC, melhoramos o FIES, criamos o Minha Casa, Minha Vida… Podemos dizer que o Bolsa Família não é só transferência de renda, mas porta de entrada para acessar outros direitos, como a Educação, a Saúde, a Qualificação Profissional, o Trabalho formal, digno e decente para todos, em especial para aqueles que mais precisam”, explicou Luiz Couto.
O parlamentar acrescentou que o Brasil atualmente é um país indispensável nas relações internacionais e sua inclusão nos BRICS, junto com Rússia, China, Índia e África do Sul, mexe com a geopolítica e com a economia mundial. “Ainda descobrimos o pré-sal e, com ele, a possibilidade da ampliação e qualificação da nossa Educação e da Saúde”, lembrou o deputado.
“Somos todos, formiguinhas que caminharam carregando pedra, barro e folhagem para construir um grande formigueiro.
Que não venham abutres e conspiradores e nem os fascistas e traidores, e muito menos os fundamentalistas e golpistas tentar destruir o que construímos até aqui, porque muito ainda temos que construir para que todo o formigueiro acesse todos os direitos. Os formigueiros estão em muitas cidades.
Essas formigas ajudaram e pediram a construção de caminhos que levaram o país a inclusão social. Essas formiguinhas não vão assistir o Golpe e nem vão permitir que as aves de rapina pisoteiem os formigueiros. Não pisotearão sem serem picadas e nem destruirão a nação que construímos.
As formigas vermelhas dos mais diversos matizes continuarão construindo o grande formigueiro, por uma nação livre e soberana. Portanto, não assanhem ainda mais o formigueiro, pois todos vocês que votaram a favor do Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff não podem conter as formigas. Vamos às ruas”, finalizou Luiz Couto.
Redação com Ascom
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 28, com o deputado…
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB) comunicou que dois trechos da…
O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…
O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…
Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…