Em reunião realizada no auditório do Hospital Veterinário (HV) de Patos, secretarias municipais de Saúde e Agricultura, Vigilância Sanitária e direções do HV e da UFCG Campus Patos, discutiram parceria entre município e universidade que trará melhorias na situação dos animais de rua.
Na oportunidade foi discutida a elaboração de um projeto que visa a viabilização, por meios legais, de atendimentos médicos e ambulatoriais, além de exames para detecção de zoonoses e cirurgias para os animais abrigados no Canil Municipal, como também para animais de rua, numa próxima perspectiva.
A reunião tratou ainda das contrapartidas que serão dadas na execução da parceria para a preparação do ambiente propício para o atendimento, como também da mão de obra a ser disponibilizada. “É uma parceria juntamente com a UFCG para melhorar as condições desses animais que estão no canil, como também os de rua, para garantir atendimentos, medicação. A UFCG entra com a parte de atendimento e nós em contrapartida com medicação e infraestrutura,” revelou a secretária de Saúde de Patos, Priscila Gomes.
“Hoje foram discutidos os principais pontos dessa nossa parceria com a universidade. O hospital ele está disposto a fazer esse trabalho social, e nós já saímos hoje daqui com encaminhamento. O setor jurídico da secretaria de saúde vai verificar a legalidade dessa parceria, para em seguida ser aprovada nos conselhos tanto municipal, como também o conselho da universidade. A gente sai aqui na certeza de que em breve os nossos animais de rua poderão ter melhores condições,” comentou o secretário de Agricultura de Patos, João Paulo Lacerda.
O diretor do Campus da UFCG em Patos, Sérgio Ricardo, destacou a importância da colaboração das duas instituições na resolução de diversas necessidades dos animais do canil municipal e de rua.
“Gostaria de parabenizar esta ação imediata da prefeitura de ter essa preocupação com os animais, e nós como gestores da universidade temos que colaborar com as ações da nossa região. O primeiro contato é esse, de forma mais oficial, para que as primeiras ações elas possam acontecer. Então, a gente fica satisfeito com esse momento, porquê de uma forma mais efetiva a gente vê que a nossa contribuição junto com a prefeitura na preocupação para resolver parte desses problemas na nossa cidade,” disse o diretor do Campus da UFCG Patos, Sérgio Ricardo.
O diretor do Hospital Veterinário, Flávio Dantas, antecipou as ações que serão feitas através da parceria. “Após essa ação, o Hospital Veterinário vai entrar com o serviço de castração de cães e gatos, machos e fêmeas, de forma mais ampla. Com isso a gente diminui a população de animais errantes pela cidade, em contrapartida a gente vai diminuir o risco de transmissão de zoonoses para a população,” falou.
Assessoria
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…