Parlamento do Cariri vai fortalecer ações das 31 Câmaras Municipais da região
Entidade foi criada durante o II Encontro dos Povos do Cariri, em Taperoá
As Câmaras Municipais do Cariri paraibano contam, desde o último sábado (5), com o Parlamento do Cariri, associação que tem o objetivo de fortalecer as Casas Legislativas e fazer reivindicações que possam ajudar no desenvolvimento dos 31 municípios da região. A entidade foi criada durante o Encontro de Vereadores, evento do II Encontro dos Povos do Cariri, realizado de 3 a 6 deste mês, em Taperoá. A primeira sessão do Parlamento será no início do próximo ano.
Mais de 60 vereadores participaram do evento, que aconteceu no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O presidente da Câmara Municipal de Taperoá, Sandro Brito, idealizador do projeto, foi eleito presidente da associação, por unanimidade. “O próximo passo será a escolha da sede da associação e a aprovação do plano de ação para 2012, que acontecerá durante a primeira sessão no início do próximo ano, quando também promoveremos um curso de formação continuada em legislação municipal e fiscalização de contas públicas”, disse Sandro. O prefeito de Taperoá, Deoclécio Moura Filho, participou do evento.
O Parlamento já conta com a adesão de 18 Casas Legislativas. Sandro disse que continuará percorrendo o Cariri para conseguir mais adesões. “Como tivemos pouco tempo para preparar o encontro, não conseguimos visitar todas as cidades, mas esse trabalho continuará sendo realizado para que possamos mostrar aos vereadores a importância dessa entidade”, disse. Apesar de não pertencer à região do Cariri, o município de Salgadinho pediu para fazer parte da entidade e teve a proposta aceita pelos demais membros.
A composição da mesa-diretora do parlamento é a seguinte: Sandro Brito (presidente), Paulo Sérgio, de Serra Branca (vice-presidente), Francisco Antônio da Silva Filho, de Taperoá (1º secretário), Audenice Chaves de Souza, de Camalaú (2ª secretária) e Welington di Karlos, de Soledade (tesoureiro). Para o conselho fiscal foram nomeados Carlos Antônio Macedo de Farias (Boa Vista), Marivaldo Alves Vieira (Sumé), Aellington Elvis Farias Doso (Cabaceiras) e os suplentes Suetônio Fernandes da Costa (Salgadinho), Jurandir Ferreira de Oliveira (Sumé) e Francisco Alexandre (Soledade).
Ascom
O presidente estadual do PSDB, Fábio Ramalho, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (29), manifestou…
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em uma ação interpretada como tentativa…
Lançado oficialmente candidato do Republicanos na disputa pela presidência da Câmara nesta terça-feira (29), o…
O prefeito Cícero Lucena anunciou que contará com o apoio de 25 dos 29 vereadores…
Um dos discursos mais esperados no dia da reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima (União…
O prefeito Cícero Lucena confirmou, nesta terça-feira (29), o aumento do benefício do tempo da…