Uma parceria entre a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) vai garantir que parte da produção de máscaras, realizada por reeducandas da Penitenciária Feminina ‘Maria Júlia Maranhão’, seja destinada a policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, além de outros profissionais do Sistema de Segurança Pública no Estado, por conta da pandemia do Coronavírus.
Nessa sexta-feira (3), o secretário Jean Nunes esteve com o secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, a fim de definir detalhes sobre a produção e a distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de propileno, que começaram ser confeccionados no dia 24 de março e seguem os padrões estabelecidos pela Resolução de Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Nacional (Anvisa) – RDC nº 356/2020, publicada no Diário Oficial da União, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao Sars-CoV-2.
“As máscaras irão servir tanto para as nossas forças de segurança, assim como para a Administração Penitenciária. A produção será iniciada para atendimento a essa demanda específica e denota a parceria que já existe entre as duas secretarias de Estado, pois todos somos agentes de Segurança Pública. Esperamos que o material esteja pronto o mais rápido possível, inclusive porque a Sesds vai procurar também adquirir mais insumos para isso”, reforçou Jean Nunes.
O secretário Sérgio Fonseca destacou a integração entre as pastas. “Nesse momento, diante da pandemia do Covid-19, é uma grande honra para a Secretaria de Administração Penitenciária e para todos os policiais penais reforçar ainda mais essa união, essa integração, que existe entre ambas as secretarias”, frisou.
Ainda durante a manhã, o secretário da Segurança e da Defesa Social esteve no comando geral do Corpo de Bombeiros Militar, ao lado do comandante Marcelo Araújo, com o objetivo de vistoriar a montagem de uma estrutura na área externa do comando, que será utilizada pela corporação para atendimentos relacionados ao Coronavírus. “Estamos construindo na Segurança Pública uma retaguarda e trabalhando com planejamento, porque precisamos estar preparados para esses atendimentos. Assim, acompanhamos o que está sendo feito pelas forças de segurança, dando o suporte necessário, e visitando as unidades”, afirmou.