Categorias: Paraíba

Participação popular: Câmara aprova projeto que institucionaliza o Orçamento Participativo

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, na manhã desta terça-feira (12), em regime de urgência, o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Luciano Cartaxo que institucionaliza o Orçamento Participativo no âmbito do município, alterando dispositivos da Lei Municipal 11.903, de 29 de março de 2010.

Com a aprovação do projeto fica institucionalizado no âmbito da administração pública, a gestão do Orçamento Participativo do Município de João Pessoa (OP), instrumento de participação popular, que visa permitir à sociedade participação direta na elaboração das leis que tratam de orçamento público e de consulta sobre as diretrizes para a aplicação dos recursos financeiros.

Segundo o projeto, o Orçamento Participativo do Município será constituído, anualmente, pelo Ciclo do Orçamento Participativo, cuja metodologia garantirá ampla participação popular em todas as suas etapas.

A elaboração dos projetos de lei do Plano Plurianual (PPA), de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Orçamento Anual (LOA), de iniciativa do chefe do Poder Executivo Municipal, contará com ampla participação dos cidadãos, através do mecanismo do Orçamento Participativo.

Na mensagem encaminhada à Câmara, o prefeito Luciano Cartaxo lembrou que o Orçamento Democrático foi institucionalizado no âmbito da administração pública como instrumento de democracia participativa, que visa permitir à sociedade participação direta na elaboração das leis que tratam de orçamento público e de consulta às diretrizes para a aplicação dos recursos financeiros.

No entanto, ressaltou o chefe do Poder Executivo Municipal, são necessárias algumas alterações na referida norma, principalmente no tocante à nomenclatura do instrumento, que com a aprovação do projeto passará de Orçamento Democrático para Orçamento Participativo, buscando a ampliação da participação popular.

“As alterações possuem o objetivo de prestar maior esclarecimento acerca da reestruturação do instrumento, com o intuito de melhor desenvolver o processo de organização, conscientização e mobilização social, onde o Poder Executivo, através do Ciclo do Orçamento Democrático, acolhe a participação da sociedade na gestão da cidade, com base na ampliação da transparência e do controle sobre a arrecadação e a aplicação dos recursos públicos”, disse Luciano Cartaxo.

O prefeito enfatizou que a Secretaria Executiva do Orçamento Participativo trará novas possibilidades de participação popular, inseridas ao longo do ciclo anual, citando como exemplo a implantação do Orçamento Participativo Digital (OP Digital), do Plano Plurianual Participativo (PPA Participativo), do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OP Criança e Adolescente), identificando e definindo eixos prioritários das ações de governo, alcançando dessa forma, de fato e de direito, o relacionamento participativo com a sociedade.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Detentos tentam cavar buraco para fugir de presídio na cidade de Bayeux

Uma tentativa de fuga foi registrada ontem (17), na cadeia pública de Bayeux, localizada no…

18 de outubro de 2024

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024