Categorias: Paraíba

Passagem molhada ameaça desabar em Bayeux e MP pede interdição

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba ajuizou uma ação civil pública com pedido de liminar para obrigar a Prefeitura de Bayeux a interditar a passagem molhada construída, irregularmente, sobre o Rio do Meio, na localidade denominada “Rio das Lavadeiras”, que vem causando dano ambiental e ameaça desabar causando riscos à população que por ela transita, sob pena de multa no valor de R$ 5 mil por cada dia de descumprimento da decisão. Ação foi ajuizada pela promotora do Meio Ambiente de Bayeux, Fabiana Lobo, e tramita na 4ª Vara de Bayeux com o número nº 0802856-87.2020.8.15.0751.

Segundo a promotora Fabiana Lobo, foi instaurado na Promotoria o inquérito civil público nº 013.2018.001455 para apurar notícia de que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) teria construído uma passagem molhada, com a utilização de manilhas, no Rio do Meio para possibilitar o tráfego de veículos.

A Promotoria oficiou à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semaby) para que prestasse informações. A Semaby apresentou cópia de auto de infração, lavrado em janeiro de 2019, contra o titular da pasta da infraestrutura da época, Adriano Martins de Lima.

Também foi apresentado relatório técnico informando que a obra em questão foi realizada sem qualquer licenciamento ambiental; no entorno da Unidade de Conservação da Mata do Xém-Xém, pelo que necessitava de licenciamento ambiental concedido pela Sudema, administradora da unidade; que a passagem molhada, construída coma utilização de manilhas, provocou o aterramento do Rio do Meio e estreitamento da jusante; e que a obra possui estruturas que ameaçam desabar, causando riscos aos transeuntes.

De acordo com Fabiana Lobo, foi oficiado reiteradamente à Seinfra para que adotasse as medidas necessárias para a remoção da passagem molhada, mas a secretaria não se manifestou, tornando-se necessária a intervenção do Poder Judiciário.

Pedido

A ação pede ainda que a Prefeitura de Bayeux também seja condenada a remover a passagem molhada construída sem licenciamento ambiental e que ameaça desabar no Rio do Meio, localidade denominada ‘Rio das Lavadeiras’, com a recuperação do trecho do rio degradado pelo assoreamento e pelo estreitamento da jusante ocasionados pela obra.

Redação com MPPB
PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024