A Paraíba o tempo todo  |

Patos sedia mais um ciclo de formação do PNAIC

 Durante os dias 30 e 31 de outubro representantes da Educação Infantil e do Novo Mais Educação das gerências de ensino do sertão estiveram participando de uma formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). A formação aconteceu na Escola PREMEN e contou com a participação de aproximadamente 200 profissionais.

O encontro foi promovido pelo governo do estado, em parceria com Ministério da Educação (MEC), as três universidades públicas da Paraíba e os municípios. A equipe da capacitação regional era formada por seis professores dessas universidades, sendo quatro destes da Educação Infantil, e dois do Novo Mais Educação.

“Veio uma equipe da UFPB, na coordenação de Sônia Brandão, que são os formadores que estão com essas turmas. Esses dois dias foram justamente trabalhando, planejando, tendo vivências para que esses formadores cheguem a suas gerências e formem as turmas da Educação Infantil e do Novo Mais Educação. Hoje sairemos daqui com uma equipe de 200 formadores que vão trabalhar junto às escolas formando os educadores,” comentou a coordenadora regional da 6ª Gerência de Ensino, Genilúcia Medeiros.

Essas ações de formação têm por objetivo garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em língua Portuguesa e em matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental. Além reduzir a distorção idade-série na educação básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.

“Está sendo um momento muito gratificante para o município de patos, haja vista que é um seguimento pioneiro, já que até o ano passado só existia o PNAIC para 1º, 2º e 3º ano, e agora o MEC contemplou o Novo Mais Educação e a Educação Infantil. Estamos procurando receber o máximo de informações possíveis para que possamos realmente sentar com nossos professores e passar essas informações inovadoras, baseadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) onde traremos novas tecnologias para alfabetizar, para letrar nosso aluno, para que essa entrada que é a pré-escola seja realmente baseada num ensino de qualidade, com estudo, para que essa criança se sinta inserida, importante e qualificada, e o PNAIC veio para isso, para nos dar esse fortalecimento. Faremos uma formação com os nossos professores em seguida para repassarmos as informações que estamos colhendo nessa formação,” disse a coordenadora da pré-escola do município de Patos, Liliane Alves.

Pela primeira vez essas duas modalidades de ensino fazem adesão ao PNAIC, tendo em vista que até ano passado o Pacto só incluía o ensino fundamental. Sendo assim, a formação para esses profissionais tem como objetivo o apoio à prática docente, com foco na aprendizagem do aluno da educação básica. Compartilhando com esses profissionais a responsabilidade do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da Matemática no nível recomendável para cada idade.

“Essa é uma preparação com os formadores regionais para o PNAIC, que pela primeira vez desde 2012, insere a educação infantil e o Novo Mais Educação nas formações, então a partir desse ano esses profissionais também irão colaborar com o processo de formação dos alunos no que se refere à leitura, ao letramento,” informou a coordenadora do Novo Mais Educação em Patos, Kilmara Rodrigues.



Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe