Categorias: Paraíba

Pauta do Pleno traz Ação Penal contra prefeito

PUBLICIDADE

Uma Ação Penal e duas Ações Direta de Inconstitucionalidade (ADIn’s) estão presentes na pauta ordinária do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba desta quarta-feira (21). A primeira tem como autor o Ministério Público estadual e réu o prefeito constitucional de Cacimba de Areia. Já as ADIn’s são requeridas, respectivamente, pelo prefeito de Princesa Isabel, Thiago Pereira de Sousa Soares, e pela Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba.

Na última sessão, a Ação Penal nº 999.2007.000647-6/001 começou a ser apreciada, mas houve pedido de vista feito pelo desembargador Arnóbio Alves Teodósio, para melhor análise da matéria.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 999.2008.000098-0/001, movida pelo prefeito de Princesa Isabel contra a Câmara Municipal, tem a relatoria do desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira. Os advogados do prefeito requerem que seja deferida, liminarmente, a suspensão da eficácia da Lei nº 1.074/07, em seus Artigo 5º, incisos I e II e Artigo 7º. O Executivo Municipal entende que o texto fere a dotação orçamentária de Princesa Isabel.

Já a ADIn nº 999.2009.000301-6/001 com pedido de liminar, cujo relator é o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, traz no cerne da questão o Artigo 48 e Anexo II da Lei Complementar Estadual nº 86 (Lei Orgânica e Estatuto dos Procuradores do Estado da Paraíba). O dispositivo disciplina a forma de escalonamento remuneratório entre os subsídios pagos as três classes integrantes da carreira de Procurador do Estado da Paraíba.

A requerente alega que a Lei afronta o Artigo 136, inciso VI, da Constituição Estadual, cujo teor assegura aos Procuradores do Estado “vencimentos fixados com diferença não excedente a 10% entre uma classe e a subsequente”.

Além disso, o Pleno julga seis Ações Rescisórias, oito Mandados de Segurança, duas Arguições Incidentais de Inconstitucionalidade, um Embargos Infringentes, uma Revisão Criminal e uma Impugnação ao pedido de Assistência Judiciária.
 

 

 

TJPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CGU aponta mais de R$ 10 milhões em pagamentos indevidos a servidores de universidades da PB durante a pandemia

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os resultados de uma auditoria que identificou indícios de…

15 de janeiro de 2025

Deputado federal paraibano faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Castro Pinto se destaca como o quarto aeroporto com maior movimentação de passageiros da Aena no Brasil em 2024

O Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, encerrou 2024 com um crescimento expressivo…

15 de janeiro de 2025

Nordeste segue com alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira

Chuvas, ventos e destruição. Estados do Nordeste seguem em alerta por causa do risco de…

15 de janeiro de 2025

Flamengo faz treino  no CT do Serra Branca para enfrentar o Madureira pelo  Carioca em Campina Grande

O time  “2” do Flamengo está em Campina Grande para disputar a segunda partida do Campeonato…

15 de janeiro de 2025

Com nome cotado para a disputa pelo governo, Cícero fala sobre visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025