O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, criticou a possibilidade de atraso no envio de vacinas ao município de João Pessoa por parte do Governo do Estado. De acordo com o auxiliar do prefeito de Cícero Lucena, não há possibilidade de retardar envio de vacinas, já que o momento é de pandemia.
Após reunião com o Comitê de Vacinação do Estado e do Município, Fábio Rocha disse que um acerto em conjunto com a Secretaria do Estado da Saúde e o problema foi solucionado. “Estamos aqui para trabalhar e acelerar essa vacinação. Ficar aguardando 48h admirando uma vacina numa prateleira não faz bem a ninguém, muito menos à saúde”, reafirmou o secretário.
Por outro lado, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, descartou a possibilidade de atrasar o processo de vacinação na capital paraibana. Ele disse que o cronograma tem sendo seguido de acordo com o que recomenda o Plano Nacional de Imunização (PNI).
– No Estado, a Secretaria de Estado da Saúde tem que exercer a função de magistrado. Sem criar privilégios e com tratamento igualitários a todos os 223 municípios. A Secretaria estabelece as orientações do PNI e as deliberações da Comissão de Intergestores Bipartite, que é a entidade representativa dos 223 municípios da Paraíba. Nós seguimos essas orientações em relação ao quantitativo de doses que devem =ser remetidas a cada cidade e não há nenhuma intenção da Secretaria de penalizar qualquer município e nem tão pouco privilegiar qualquer município – explicou Medeiros.
PB Agora