O Portal PB Agora vem sendo alvo, desde essa quinta-feira (14), de um ataque DDoS ou Ataque de Negação de Serviço. Esse tipo de ataque ocorre quando hackers tentam inúmeras solicitações de informações do nosso servidor para sobrecarregá-lo.
“Recebemos milhões de requisições, que não eram de pessoas realmente acessando o site, em pouco espaço de tempo. Isso fez com que os recursos dos nossos servidores atingissem valores fora dos padrões de monitoramento. Consequentemente ou o serviço é totalmente interrompido, ou fica lento, que foi o nosso caso”, explicou Leandro Caetano, que é CTO (Diretor de Tecnologia) da empresa Alkalini Solutions, que é parceira do PB Agora.
De acordo com Leandro, em 24h quase um milhão e meio de requisições foram realizadas ao site e a maior parte delas vinda da Irlanda, que é um local onde comumente o portal não tem muitos acessos.
“Isso acendeu o alerta e fizemos todo um pente fino em nossos códigos para tentarmos identificar algum problema de configuração ou de programação e nada constatamos. A gente atuou em tempo real e realizamos o tratamento adequado à essas requisições fazendo com que o usuário pudesse continuar tendo uma boa experiência de acesso ao PB Agora”, explicou.
De acordo com Leandro, não há como personificar o responsável pelo ataque nem, sequer, se a pessoa estava mesmo na Irlanda, já que ela pode ter contratado um servidor de lá de qualquer parte do mundo. Ele afirmou, ainda, que esse tipo de ataque é comum e muitas empresas já foram vítimas, porém, devido à estrutura do servidor que hospeda o PB Agora, o serviço não foi muito comprometido, nem a experiência dos usuários.
PB Agora