Categorias: Paraíba

PB apresenta modelo enfrentamento à violência durante evento em Brasília

PUBLICIDADE

Representantes da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social e das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba apresentaram, em Brasília, o modelo de padronização dos índices de criminalidade e premiação por metas atingidas na redução de homicídios no estado, previstos no Programa Paraíba Unida pela Paz. A exposição aconteceu durante a primeira reunião sobre a Doutrina Nacional de Atuação Integrada de Segurança Pública (DNAISP), que aconteceu nos dias 21 e 22 de março, na Academia Nacional de Polícia, em Brasília (DF). 

O encontro foi realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), com o objetivo de padronizar e orientar o desenvolvimento dos ciclos de planejamento, execução, monitoramento, avaliação e consolidação das ações e operações integradas de segurança pública e defesa social. 

“Tivemos a oportunidade de falar sobre o Programa Paraíba Unida pela Paz, em que são estabelecidas metas, seja por região, seja por área, e também da premiação que é dada aos que alcançam essas metas, o que foi muito bem recepcionado e que pode ser utilizado em âmbito nacional”, explicou o tenente coronel Lavoisier José Souza, assessor de Ações Estratégicas da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba. Segundo ele, os estados tiveram a oportunidade de expor as suas experiências e diretrizes, a fim de que algumas sejam estabelecidas e seguidas por todos os entes da federação.

O secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Rosalvo Franco, destacou que a doutrina nacional fortalece a atuação integrada, mantendo e respeitando a autonomia dos entes federativos e suas atribuições institucionais. “A expectativa é fazer os ajustes necessários à doutrina para as operações resultarem nas diretrizes defendidas pelo MJSP: combate à corrupção, crime organizado e crimes violentos”, afirmou.

De acordo com o Ministério, a metodologia apresentada já foi utilizada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) em grandes eventos sediados no Brasil, como Copa do Mundo e Olimpíadas, e aperfeiçoada para a segurança pública ordinária do país foi validada por meio da Portaria nº 222 de 28 de dezembro de 2018.

PB Agora

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Governo e Congresso esperam votar corte de gastos ainda neste ano

As medidas de corte de gastos obrigatórios apresentadas pelo governo federal nesta semana devem ser…

29 de novembro de 2024

Vini Jr, Messi, Rodri e mais oito são indicados ao prêmio The Best

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (28) os indicados ao prêmio The Best, que escolhe os…

29 de novembro de 2024

Dólar sobe e chega a R$ 6 pela primeira vez na história

O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (28), e renovou o maior valor nominal da…

29 de novembro de 2024

Situação e oposição em Campina Grande já tem seis pré-candidaturas à presidência da Câmara Municipal

A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…

29 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros dentro de lava jato no bairro dos Estados, em João Pessoa

Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…

29 de novembro de 2024

Ônibus de transporte intermunicipal tomba e deixa feridos na PB-400, entre duas cidades da PB

Diversas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros…

29 de novembro de 2024