A Paraíba o tempo todo  |

PB dá exemplo em prol das Metas do Milênio

Como cada país, estado, empresa ou pessoa pode contribuir para um mundo mais justo, com menos desigualdades sociais? A Organização das Nações Unidas (ONU), juntamente com 191 países, estipularam prioridades mundiais que devem ser cumpridas até 2015 para que essa ideia de mundo mais igualitário se torne, enfim, uma realidade. Para tanto, foram criados os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), também conhecidos como Metas do Milênio.

Muitas iniciativas têm sido desenvolvidas para incentivar toda a população a contribuir para o alcance das metas. Uma delas é o Prêmio ODM Brasil, realizado pelo governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade criaram o Prêmio ODM Brasil. A 4ª edição foi lançada nesta quinta-feira (22) em João Pessoa. No Estado, o prêmio conta com a parceria do Movimento Nós Podemos Paraíba.
O seminário estadual de lançamento do Prêmio ODM Brasil ocorreu no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), das 9h às 15h30. O evento, que teve transmissão ao vivo pelo site do Movimento Nós Podemos Paraíba (www.nospodemosparaiba.orb.br), reuniu cerca de 450 pessoas entre governantes, políticos, empresários, estudantes e representantes da sociedade civil organizada de todo o Estados. Todos unidos em busca de um mundo melhor.

APRESENTAÇÕES ESPECIAIS

O seminário foi aberto com as apresentações da Banda Marcial da Polícia Militar da Paraíba e da Banda Marcial dos Programas Sociais (Banpros) da cidade de Picuí. Em seguida, cadetes da Polícia Militar da Paraíba conduziram para o auditório as bandeiras da Paraíba, do Brasil e da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste momento, jovens integrantes do Coral Jovem UniGente, composto por crianças e adolescentes de comunidades carentes de João Pessoa, cantaram o Hino Nacional.

Na sequência, o poeta Oliveira de Panelas recitou versos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A cadeirante Carolina Vieira cantou a música “Pra não dizer que não falei de flores”, de Geraldo Vandré.

Após as apresentações, as autoridades foram convidadas para ocupar as cadeiras posicionadas na frente do público: o secretário executivo do Movimento Nós Podemos Paraíba, Aucélio Melo de Gusmão; o embaixador da ONU no Brasil, Jorge Chediek; o secretário de articulação social da Presidência da República, Paulo Maldos; o governador em exercício da Paraíba, Rômulo Gouveia; o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra; o representante da Assembleia Legislativa da Paraíba, Luciano Cartaxo; o representante da Câmara de Vereadores, Ubiratan Pereira de Oliveira – Bira; representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Diva Vieira; o secretário de Planejamento do Estado, Gustavo Nogueira; e o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Consea), Arimatéia França.

Além dessas estiveram presentes à solenidade, o secretário Nacional de Políticas Institucionais da Presidência da República, Wagner Caetano; a representante-residente para programas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Maristela Marques Baioni; o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro; coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraíba e UniGente, Núbia Gonçalves; superintendente da Caixa Econômica Federal, Elan Miranda; superintendente regional do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Francisco Carlos Cavalcanti; superintendente do Banco do Brasil, Francisco Alves, entre outras.
 

ESPERANÇA RENOVADA

O presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão, afirmou que a juventude hoje está mais preocupada com o mundo, percebendo as dificuldades sociais, adversidades e procurando reverter a situação de pobreza em que muitos se encontram. “Estou muito feliz em ver a quantidade de jovens aqui presentes nesta solenidade. Com a energia e o entusiasmo dessas pessoas, temos a certeza que construiremos um mundo cada vez melhor”, afirmou.
Para a representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Diva Vieira, a Paraíba já alcançou resultados significativos, como os relacionados à redução da fome e mortalidade infantil. “No entanto ainda há muito a fazer para melhorar a qualidade de vida da população, principalmente no que diz respeito à mortalidade infantil”, disse.

O secretário de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Maldos, afirmou que a Paraíba ensina a muitos outros estados o significado de solidariedade. “Exatamente 37 anos atrás eu tive a oportunidade de morar nesta cidade. Aqui conheci a pobreza mais extrema, mas também a luta heróica contra as dificuldades. Aprendi com os catadores de lixo do Roger e com moradores da periferia de João Pessoa que a mais invencível das armas contras as desigualdades é a solidariedade”, disse.

O embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), Jorge Chediek, explicou que cada pessoa que luta pelos ideais que visam um mundo mais justo e em paz é também um representante das Nações Unidas. “O Brasil é um exemplo. Enquanto outros países dizem: ‘não podemos’, o Brasil, a Paraíba e outros estados dizem: ‘sim, nós podemos e vamos mudar o mundo’”, afirmou.

A representante do Pnud, Maristela Marques Baioni, reconheceu o trabalho social que vem sendo desenvolvido na Paraíba. “O Estado está de parabéns. Eu percebo um entusiasmo muito grande aqui. Não tenho dúvidas de que a Paraíba terá capacidade de conseguir alcançar os ODM nesses poucos quatro anos que faltam”, disse.

HOMENAGENS E RECONHECIMENTO

Durante o evento, o embaixador da ONU do Brasil, Jorge Chediek, e a representante do Pnud no Brasil, Maristela Baioni, receberam a Medalha Cidade de João Pessoa, concedida pela Câmara Municipal da Capital. A entrega da comenda foi feita pelo vereador Ubiratan Pereira de Oliveira – Bira (PSB) e pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Agra.

Em seguida, houve a entrega do 2º Prêmio Paraíba Abraça ODM aos vencedores desta edição. O Prêmio Paraíba Abraça ODM foi criado pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, que é formado por cerca de 70 instituições, entre elas a Unimed JP e o Instituto UniGente, com o objetivo de estimular ações no estado que contribuam para os oito ODM.

Os vencedores foram: Instituto Alpargatas (categoria Empresa), Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS (categoria Organização Não-Governamental), Prefeitura Municipal de Pombal (categoria Entidade Pública) e a jornalista Henriqueta Santiago (categoria Voluntário).

MEMORANDO E LANÇAMENTO

Após as homenagens, houve a assinatura do Memorando de Entendimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) pelo governo da Paraíba. O governador em exercício, Rômulo Gouveia, assinou o protocolo.

Em seguida, o secretário Nacional de Políticas Institucionais da Presidência da República, Wagner Caetano, fez o lançamento oficial e a apresentação das categorias de projetos que irão concorrer à 4ª edição do Prêmio ODM Brasil.

O secretário explicou que o regulamento e as inscrições para o prêmio estão na internet, no site ODM Brasil (www.odmbrasil.org.br). “Vale a pena participar do prêmio. Nessas três últimas edições, dois projetos da Paraíba foram premiados”, afirmou.

NÓS PODEMOS

A estrutura e estratégias do Movimento Nós Podemos Paraíba foram apresentadas durante seminário. Uma apresentação em vídeo trouxe o depoimento de autoridades e dirigentes de algumas das cerca de 70 empresas e instituições que compõem o movimento.

A coordenadora do Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves, explicou, em um depoimento no vídeo, que o movimento significa a união de vários segmentos, empenhados, com trabalho e ações propositivas reconhecidas em prol do desenvolvimento do Estado, e com base no alcance dos Objetivos do Milênio.
“Todos aqueles que veem o outro com olhar do bem, têm a responsabilidade de somar, participar e ajudar a disseminar o bem. Acreditamos que juntos faremos mais e melhor. Somente com a união de todos é que a Paraíba conseguirá alcançar os Objetivos do Milênio”, disse no vídeo o presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão, que também é secretário executivo do Nós Podemos Paraíba.

Durante o seminário houve o lançamento dos movimentos Nós Podemos Picuí, Nós Podemos Unipê e Nós Podemos Indaiá.

 

Assessoria Unimed-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe