Administradores de todo o país comemoraram nesta sexta-feira (09), 46 anos de profissão regulamentada. Em todo o território brasileiro, diversas iniciativas lembraram a data, mas foi na Paraíba que a categoria sentiu-se, verdadeiramente, presenteada com o lançamento da primeira Academia de Ciência da Administração do país fundada no âmbito estadual. A entidade, intitulada Academia Paraibana de Ciência da Administração – APCA, foi invocada nesta manhã, pela primeira vez, no auditório da Academia Paraibana de Letras – APL, em João Pessoa, para a posse de seus fundadores e demais membros. O evento foi prestigiado por cerca de 50 pessoas com atuação no campo da Ciência da Administração.
Durante a sessão especial de lançamento da APCA, que teve início com café da manhã, o presidente empossado, o administrador Lúcio Mariano Albuquerque Melo, destacou a importância de uma entidade dessa natureza nos Estados. Segundo ele, que já foi conselheiro federal efetivo do Conselho Federal de Administração pelo Estado da Paraíba, a entidade contribuirá com o desenvolvimento técnico-científico da profissão e elevará os debates e reflexões que favoreçam a valorização profissional do administrador.
“Faltava-nos a criação de uma Academia para debatermos assuntos ligados à Ciência e à prática da Administração. E aqui estamos. Fomos pioneiros e agora queremos levar essa idéia para outros Estados. Eles, também, devem juntar-se a nós nesse amplo debate pela valorização da profissão em todo o país”, disse o presidente da APCA. Lúcio Mariano ressaltou ainda que na Paraíba existem 350 mil administradores registrados e mais 800 mil estudantes de administração em todo o país, o que, em sua opinião, mais que fundamenta o lançamento da entidade.
Para o vice-presidente da APCA, administrador Mário de Almeida Tourinho, que também é diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa – AETC-JP, a iniciativa, tanto favorece a valorização profissional dos Administradores, quanto contribui para uma prática administrativa com mais ética e transparência nos âmbitos público e privado da Paraíba. “Todos os meses vamos nos reunir para debater temas que venham a fortalecer a administração pública e privada. Com a Academia, vamos fomentar o debate acerca de questões que perpassam a profissão em todos os âmbitos, principalmente o público, que ainda tem se mostrado alheio à contratação desses profissionais em detrimento de outros”, argumentou.
A sócia Rosa de Fátima Gondim do Nascimento, ex-diretora do Hospital Universitário Lauro Wanderlei, e atual diretora geral de administração da Prefeitura de João Pessoa, a Academia vem unificar a classe. “É uma ação promissora que com certeza vai valorizar e unificar ainda mais os administradores da Paraíba, seja ele da administração hospitalar, empresarial universitária”, aposta ela, que é filha do ex-governador da Paraíba, Pedro Gondim.
A APCA está com sede provisória na avenida Dom Pedro II, no Centro de João Pessoa, onde também funciona o Sindicato dos Administradores da Paraíba.
Sócios
Durante o lançamento da APCA, todos os sete sócios fundadores da entidade – que compuseram a mesa da solenidade, conselho fiscal e os primeiros sócios da entidade, tomaram posse de suas cadeiras. No total, são 46 cadeiras destinadas aos ‘imortais’ da Administração.
Os fundadores da APCA são o administrador Lúcio Mariano Albuquerque Melo (presidente); o administrador Mário de Almeida Tourinho (vice-presidente), o administrador Geraldo Tadeu Indrusiak Rosa (como diretor financeiro); o administrador Wallace Mendes de Carvalho (como diretor executivo); Vanildo Guedes (conselheiro fiscal); a administradora Elza Maria Seixas (conselheira fiscal) e o administrador Hugo Missal (conselheiro fiscal), representado na ocasião por sua esposa.
Na Sessão Especial também se incorporarem à Academia Paraibana de Ciência da Administração os novos sócios Aderaldo Pereira de Oliveira, Aluízio Bezerra Filho, André Luiz Felisberto, Clerton Franca Souza, Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira, Herder Paulo Henriques da Silva Filho, João Manoel Lima de Faria, José Anchieta Bernardino Gomes Filho, Linton Barros Junior, Luciana Ribeiro Rabay Butcher, Lúcio Flávio Costa, Maria da Conceição Cavalcanti, Osanira de Almeida Maia, Rosa de Fátima Gondim do Nascimento e Sílvio Ricardo de Oliveira.
Assessoria
Alguns poucos devem estar decepcionados e, aparentemente, revoltados com o ocorrido em 8/1/2022, menos o…
O governo federal publicou nesta quinta-feira (9) uma Medida Provisória (MP) que autoriza o pagamento…
O verão de 2025 na Paraíba, com o aumento do fluxo de turistas e as…
As micro e pequenas empresas de João Pessoa que foram excluídas do Simples Nacional poderão…
Um avião de pequeno porte ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral Norte…
O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fábio Túlio Nogueira, será empossado…