Categorias: Paraíba

PB já registra mais de 860 denúncias trabalhistas relacionadas à Covid-19

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) registrou, desde o início da pandemia (em março deste ano) até a última segunda-feira (15), 867 denúncias de irregularidades trabalhistas relacionadas ao tema Covid-19 contra empresas de diversos segmentos econômicos no estado. Além disso, instaurou 240 inquéritos civis ou investigações para apurar violações trabalhistas, descumprimento de recomendações e normas de segurança, além de outras irregularidades.

De março a 15 de junho, o MPT na Paraíba expediu 2.103 notificações, ofícios e requisições a empresas, instituições e gestores públicos. Nesse mesmo período, o MPT-PB fez 167 recomendações a empregadores e expediu 1.316 despachos durante a sua atuação no enfrentamento a violações trabalhistas na pandemia da Covid-19.

Procuradores do MPT-PB realizaram pelo menos 43 audiências administrativas, além de dezenas de reuniões por videoconferência. Houve, ainda, 19 procedimentos promocionais com recomendações voltadas a diversos segmentos econômicos, como ao setor de saúde, telemarketing, transportes, bancos, supermercados, farmácias, comércio e grandes empresas no estado.

“O MPT tem participado de mediações e acordos junto à Justiça do Trabalho da Paraíba e atuado para reduzir o número de demissões de trabalhadores e os efeitos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus“.

O MPT informou nesta quinta-fera (18) já destinou, na Paraíba, mais de R$ 5,9 milhões para ações de combate à pandemia. Os recursos são resultados da atuação do MPT, indenizações por danos morais coletivos e multas trabalhistas. Os valores foram garantidos por decisões da Justiça do Trabalho.

Brasil
O levantamento divulgado na última segunda-feira (15) mostra que, em todo o país, o MPT recebeu (de março a 15 de junho) 21.052 denúncias de irregularidades trabalhistas relativas à Covid-19 e instaurou 4.486 inquéritos civis para apurar violações trabalhistas sobre o tema.

Além disso, emitiu 10.394 recomendações a empresas e expediu 77 mil notificações, ofícios e requisições. Por meio do trabalho remoto, o MPT realizou 891 audiências administrativas em todo o Brasil.

Denuncie

O MPT continua à disposição da sociedade para receber denúncias. Para denunciar violações trabalhistas, inclusive relacionadas ao não cumprimento das recomendações feitas pelo MPT a empresas, gestores públicos e órgãos, basta acessar o site da instituição, no endereço eletrônico http://www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias ou baixar o aplicativo MPT Pardal, disponível para sistemas Android e IOS. O serviço online de denúncias funciona 24 horas.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023

A esperança de vida ao nascer no Brasil ficou em 76,4 anos em 2023, segundo…

29 de novembro de 2024

Auditoria do TCE-PB em 20 hospitais e maternidades públicas detecta deficiências na maioria dos equipamentos

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) realizou uma operação de auditoria que…

29 de novembro de 2024

Felipe Leitão confirma Tião Gomes como favorito para vaga no TCE, mas Jutay Meneses avisa que também disputa posição

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD), vice-presidente eleito da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), disse,…

29 de novembro de 2024

“Galdino está mais do que pronto para 2026”, diz Felipe Leitão ao endossar candidatura ao governo da Paraíba

O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…

29 de novembro de 2024

Sedurb cumpre TAC que determina ordenamento do comércio informal na orla da capital, entre outras medidas

A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado…

29 de novembro de 2024

Em SP, Cícero garante que ônibus elétricos estarão circulando em João Pessoa no 1º semestre de 2025

O prefeito Cícero Lucena garantiu, nesta sexta-feira (29), que os ônibus elétricos estarão circulando em…

29 de novembro de 2024