Categorias: Paraíba

PB participa de mobilização nacional contra Aedes

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-PB), participa nesta sexta-feira (2) das atividades da mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti. As Gerências Regionais de Saúde e municípios estarão juntamente engajadas, com foco na eliminação dos criadouros.

De acordo com a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da SES-PB, Izabel Sarmento, com a chegada do verão, o ciclo evolutivo do Aedes reduz de sete para cinco dias, motivado pelas chuvas espaçadas e o intenso calor da estação, que vai de dezembro a março. “Por isso, se faz necessário que as ações sejam intensificadas previamente e de forma contínua. Uma mobilização como esta traz um alerta e convoca todas as instâncias (federal, estadual e municipal), junto à população, para juntos combatermos o mosquito”, alertou.

A primeira atividade será uma visita aos carros do pátio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), às 8h30, em Bayeux, com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo. “Na oportunidade, será assinada a autorização de liberação para leilões de veículos inservíveis que se encontram na PRF e servem de criadouros do mosquito”, informou Izabel.

A equipe da mobilização, juntamente com o ministro das Cidades, segue, depois, para visita à Escola Técnica Estadual de Bayeux. Em seguida, Bruno Araújo conhecerá a Sala Estadual de Situação, no Espaço Cultural, que desenvolveu, entre outras ações, o aplicativo Aedes na Mira. As atividades serão concluídas na Unidade de Saúde da Família, da comunidade Brasília de Palha, no Miramar.

Mobilização – A ação nacional será coordenada pelo Ministério da Saúde e o Governo da Paraíba, por meio de diversas secretarias e outras instituições estaduais. A atividade deve envolver os trabalhadores num momento de discussão e sensibilização, por 10 a 15 minutos, sem paralisação das atividades e ainda uma vistoria nos ambientes internos e externos de todos os espaços públicos das três esferas de governo (federal, estadual e municipal).

A ação é semelhante à outra iniciada pelo Governo do Estado em dezembro de 2015. De acordo com o Plano Estadual de Combate ao Aedes, foi instituído o “dia da faxina”, no qual todas as quartas-feiras, os órgãos estaduais promoviam, entre seus trabalhadores, uma vistoria com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito.

Além da participação das instituições, é importante o envolvimento da população, que deve fazer a sua parte, descartando todos os objetos que venham a ser possíveis criadouros, evitando o nascimento e a proliferação do mosquito.



Redação com Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024