A pesquisa Datavox que colocou o PBAgora como 2º colocado entre os portais de notícia mais lembrados pelos paraibanos, atrás apenas do G1, é, antes de tudo, uma vitória do bom jornalismo praticado com ética e respeito aos leitores.
O site foi lembrado por 2,9% dos paraibanos quando deparados à seguinte questão: “Qual o Portal e/ou Blog de notícias do estado da Paraíba você se lembra?”. Com esse percentual, ficou atrás apenas do G1 (14,4%) e Blog do Márcio Rangel (3,7%).
Entre os sites independentes, ou seja, que não possuem vinculação com nenhum conglomerado de mídia, é o 1º lugar na preferência do público. Deixou comendo poeira sites como Portal Correio e Paraíba.com.br, que são vinculados ao Sistema Correio de Comunicação e ao Sistema Arapuan de Comunicação, respectivamente.
Também mostrou que para se consolidar, não é necessário apelar para o jornalismo sensacionalista, com matérias de apelo sexual ou contendo violência explícita. Por esta razão que reafirmo que é uma vitória não apenas da equipe do site, a qual orgulhosamente faço parte na condição de editor-adjunto, mas do jornalismo das boas práticas – que respeita os leitores, as instituições e as personalidades citadas nas reportagens e colunas analíticas, sempre com o amplo direito ao contraditório.
Além disso, o ‘case’ do PBAgora demonstra, também, como é possível sobreviver no mercado do jornalismo digital apesar das mudanças tecnológicas que ocorrem quase diariamente, facilitando a entrada de concorrentes e “fragmentando” o monopólio de veículos que não souberam como reagir e impondo novos desafios e a pronta adaptação e aprendizado de toda a equipe.
Para concluir esta coluna comemorativa, alguns dados sobre o site: desde 2018, de acordo com o Google Analytics, o PBAgora tem mais de 3 milhões de acessos mensais. O site foi fundado em 2009 e completa no dia 31 de janeiro do ano que vem 13 anos com o pé na estrada.
Feliphe Rojas
PB Agora