Categorias: Paraíba

PC e IPC declaram apoio à permuta do terreno

PUBLICIDADE

Polícia Civil e IPC entregam carta a RC declarando apoio à permuta de terrenos para a instalação da nova Acadepol; construção de shopping está no plano

Dirigentes de cinco entidades representativas da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica (IPC) formalizaram nesta sexta-feira (15), em audiência com o governador Ricardo Coutinho, Declaração Pública de Apoio à permuta do terreno da Academia de Polícia de Ensino (AEP/PB), e edificação das novas estruturas para a Academia da Polícia Civil, a Central de Polícia e o IPC. O encontro, que teve duração de uma hora e meia – das 11h às 12h30 -, ocorreu no gabinete do governador, no Palácio da Redenção.

No documento entregue ao governador, os representantes manifestaram a predisposição em apoiar a permuta do terreno da Academia de Ensino de Polícia e solicitaram que a aplicação dos recursos deverá ser destinada integralmente à estrutura da Polícia Civil, recobrando espaço e instalações para o funcionamento da Academia, da Central de Polícia e do Instituto de Polícia Científica, conforme o que tem afirmado o governador. Os dirigentes também manifestaram o interesse de acompanhar a execução das obras. Ricardo Coutinho prontamente concordou e convidou os representantes das cinco entidades para um novo encontro em que serão apresentados a eles os projetos executivos das obras.

Um outro pleito contido na declaração pública de apoio coincide com o que o governador tem assegurado: as instalações da Academia de Ensino de Polícia (antiga Acadepol) e da Central de Polícia apenas serão desativadas após a entrega das novas instalações em plena e total funcionalidade. No texto, as entidades propõem que, caso a área localizada no bairro Ernesto Geisel seja insuficiente, o governo poderia disponibilizar a área contígua à futura instalação do IPC, localizada na PB-008.

O documento, com data de 12 de julho de 2011, conforme anexo abaixo, é assinado por Sandro Roberto Bezerra, presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol/PB); Antonio Albuquerque Toscano, presidente da Associação dos Servidores do Instituto de Polícia Científica do Estado da Paraíba (Aspocep); Cláudio Marcos Romero Lameirão, presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel); Joelson dos Santos Silva, presidente da Associação dos Peritos Oficiais do Estado da Paraíba (APO/PB) e por Isaias Olegário da Silva, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado da Paraíba (Sindepol/PB).

O governador Ricardo Coutinho avaliou que o apoio das lideranças da Polícia Civil ao projeto é algo muito positivo, uma demonstração de que os dirigentes sabem que é preciso investir na segurança pública. “A partir de hoje com esse apoio de todas as entidades da Polícia Civil à permuta dos terrenos e ao investimento desses recursos exclusivamente na segurança pública, com a construção da nova Academia de Polícia Civil, da nova Central de Polícia e do Instituto de Polícia Científica; e o apoio de todas as entidades comunitárias de Mangabeira, do Geisel e da região sul, eu acho que está bem claro que aqueles poucos que se contrapõem não têm absolutamente nenhum compromisso com o interesse público”, declarou o governador.

Ricardo Coutinho agradeceu muito pelo apoio e afirmou que as entidades da Polícia Civil demonstraram maturidade. “Esse apoio é muito importante. É um apoio maduro, daqueles que têm interesse em fazer com que a segurança pública melhore cada vez mais e isto passa pela valorização das estruturas existentes”, afirmou o governador. Ele revelou que a nova Central de Polícia, sendo construída na entrada do Geisel, vai trazer mais segurança e desenvolvimento à região sul da cidade.

Na reunião, o governador recebeu uma proposta de construir a Academia de Ensino de Polícia na mesma área do futuro IPC, na região da PB-008. Ricardo Coutinho adiantou que particularmente não tem qualquer objeção, já que a Central de Polícia seria construída na entrada do conjunto Ernesto Geisel.

Por fim, o governador ressaltou que é importante que esse projeto da permuta dos terrenos seja resolvido o mais breve possível, porque o Estado investirá de R$ 9 milhões a R$ 10 milhões nos três equipamentos de segurança pública.

Após a reunião, os dirigentes avaliaram que o encontro foi produtivo. O delegado Cláudio Lameirão, presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel), afirmou que no encontro se confirmou a certeza da iniciativa. “O governador ratificou aquilo que ele já tinha nos dito, e nós, com esse documento, vamos poder tranquilizar a categoria como um todo. Eu acho que nós hoje temos que pensar na melhoria, na qualificação, no aprimoramento, pensando no futuro. Segurança pública hoje é prospectiva, e com a nova Central de Polícia, a nova Academia, novos instrumentos, novos mecanismos de apoio necessário para o aprimoramento intelectual da categoria como um todo, não teria como a gente deixar de vir aqui”, declarou o delegado.

O presidente da Associação dos Servidores do Instituto de Polícia Científica (IPC), Antonio Toscano, ressaltou que também concorda com o projeto da permuta dos terrenos, assegurada a aplicação dos recursos exclusivamente para os três equipamentos da segurança pública. Sandro Roberto Bezerra, presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba, (Aspol/PB), afirmou que a entidade estará de apoio com tudo que venha a beneficiar a categoria dos policiais civis e defende que todos os recursos que surgirão da permuta dos terrenos sejam revertidos em investimentos para a Polícia Civil.

Na oportunidade, os dirigentes entregaram ao governador um documento comprovando que o terreno da Academia de fato pertence ao órgão, é legal e que falta apenas escriturar.

 

PB Agora

com Assessoria

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Acidente causa congestionamento no Viaduto do Cristo, em João Pessoa, na manhã desta 6ª

Um acidente de trânsito provocou grande lentidão e congestionamento na BR-230, na extensão do viaduto…

29 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros dentro de lava jato no bairro dos Estados, em João Pessoa

Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…

29 de novembro de 2024

Cedmex e NAF não atenderão ao público nesta sexta (29), na capital paraibana

Hoje (29), o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) e o Centro de Dispensação de Medicamentos…

29 de novembro de 2024

Mulher de 23 anos é assassinada a tiros dentro da casa de uma amiga em Pedras de Fogo

Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…

29 de novembro de 2024

Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário

Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única…

29 de novembro de 2024

Homem é assassinado a tiros na comunidade ‘Matança’ na cidade de Cabedelo

Um homem foi assassinado a tiros, na noite de ontem (28), em uma comunidade conhecida…

29 de novembro de 2024