Wilson Filho: “O sustento de 720 mil famílias está garantindo com a aprovação da PEC da Vaquejada”
O deputado federal e líder da bancada paraibana na Câmara dos Deputados, Wilson Filho (PTB), comemorou a aprovação, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição 304/17, chamada PEC da Vaquejada, que acaba com os entraves jurídicos para a realização da atividade no Brasil. “Temos que comemorar, pois o sustento de 720 mil famílias está garantindo com a aprovação da PEC da Vaquejada”, comentou.
“É algo que está acima da cultura, de uma tradição centenária ou do esporte. A vaquejada é acima de tudo isso, o meio de sobrevivência de 720 mil famílias. Essa vitória que está sendo conquistada na Câmara vem de muito suor derramado de brasileiros e nordestinos”, destacou o deputado.
De acordo com Wilson Filho, a PEC, que segue agora para a promulgação pela Mesa do Congresso Nacional, altera a Constituição para deixar claro que não são consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizem animais e sejam registradas como manifestações culturais do patrimônio cultural brasileiro.
A maioria dos deputados apoiou a PEC, que foi aprovada com 373 votos favoráveis e 50 contrários, além de 6 abstenções. Rede, Psol e PV defenderam a rejeição da proposta. PSDB e PT liberaram suas bancadas.
STF – Em outubro do ano passado, o Supremo julgou inconstitucional a vaquejada por submeter os animais à crueldade. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), acatada por 6 votos a 5, foi proposta pelo procurador-geral da República contra a Lei 15.299/13, do estado do Ceará, que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural no estado.
Assessoria
A partir da próxima segunda-feira (4/11), consumidores de todo o país podem negociar dívidas com…
Reuniões de bancadas, articulações e anúncios de apoios. A primeira semana pós segundo turno das…
Em meio à repercussão de depoimentos médicos, divulgados em redes sociais, que questionam a eficácia…
O advogado André Ribeiro (PDT) que foi o quinto colocado nas eleições de primeiro turno…
Os participantes brasileiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devem levar ao local…
Ao participar de solenidade realizada no Palácio do Planalto, o presidente da Caixa Econômica Federal,…