Pesquisa revela que 26,5% dos jovens entre 13 e 15 anos já tiveram iniciação sexual
O total de 23,6% dos estudantes na faixa etária entre 13 e 15 anos de João Pessoa experimentaram cigarro pelo menos uma vez. Já 24,1% dos alunos consumiram bebida alcoólica. Sobre consumo de drogas ilícitas, 14,1% do alunado utilizaram algum tipo de entorpecentes. No caso das drogas ilícitas, foi constatado o uso de entorpecentes como maconha, crack, cocaína, loló, esctasy, lança perfume
Os números constam da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE) divulgada nesta sexta-feira, dia 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento investigou diversos fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes dos estudantes matriculas no 9º ano do Ensino Fundamental das 26 capitais e do Distrito Federal.
Com relação ao consumo de álcool, os estudantes de escolas particulares fizeram uso de maneira mais usual que os de escolas públicas. 21,5% dos alunos que responderam a pesquisa disseram que já se embriagaram, sendo que deste total, 22% estavam matriculados em escolas privadas.
Os estudantes têm consciência da reprovação dos pais sobre o consumo de bebidas alcoólicas, pois 94,1% dos adolescentes pessoenses afirmaram que os pais se importariam muito.
No caso do consumo de cigarro, 23,6% do alunado nessa faixa etária já fez uso de cigarro, sendo que no comparativo entre os sexos, 27,9% eram do sexo masculino e 19,9% eram do feminino.
A pesquisa PeNSE também verificou o comportamento sexual dos adolescentes. 26,5% dos jovens entre 13 e 15 anos afirmaram terem tido iniciação sexual. Do total, 41,2% foram do sexo masculino e 13,9% do feminino. Sobre o uso de preservativos, do total de alunos pessoenses que afirmaram ter mantido relações sexuais, 76,8 asseguraram que usaram camisinha.
Tempo livre e falta a aula
A pesquisa revela que os pais de 46,3% dos estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em João Pessoa desconheciam o que os filhos faziam no tempo livre. Enquanto que, 16,9% dos alunos desta série educacional faltaram a aula sem autorização dos pais.
O levantamento foi feito em 2008 pelo IBGE com o total de 6.698 estudantes da 9ª série do Ensino Fundamental de João Pessoa. Foram 3.090 estudantes do sexo masculino, o equivalente a 46,1%, e 3.608 do feminino, ou seja, 53,9%.
Da Redação