A Paraíba o tempo todo  |
João Pessoa, 23 de Janeiro de 2025

Pesquisadora da UFCG participa de missão técnica em Cabo Verde

Pesquisadora da UFCG participa de missão técnica em Cabo Verde

Iana Alves integra projeto de Cooperação Internacional do Semi-Árido. Objetivo da viagem foi a entrega de um sistema de informação geográfica via internet

Acaba de retornar de missão técnica na Ilha de Cabo Verde, na costa africana, a professora da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Iana Alexandra Alves. A missão consistiu na realização de um importante etapa do projeto de Cooperação Internacional do Semi-Árido (CISA): a entrega de um sistema de informação geográfica para web, o GeoCISA Cabo Verde.

O CISA, que reúne técnicos, pesquisadores e estudante de pós-graduação de várias instituições sediadas no Nordeste brasileiro, além de várias instituições nacionais e internacionais, é um projeto voltado para troca de experiências e difusão de tecnologias de baixo custo visando solucionar problemas das regiões semi-áridas, como a implantação e operação de barragens subterrâneas e outras formas de captação de água.

O sistema GeoCISA foi desenvolvido por pesquisadores da UFCG e das universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Pernambuco (UFPE). Ele permite a visualização de diferentes informações de recursos hídricos espacializados em planos (camadas), com possibilidades de interação do usuário e com disponibilização de funções básicas comuns à maioria dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e visualizadores web de mapas.

De acordo com a professora, o sistema foi muito bem recebido pelas instituições de Cabo Verde, sendo apresentado, inclusive, no Instituto Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (INGRH) daquele país. “A apresentação reuniu profissionais e representantes de diversas instituições nacionais, como também o representante da embaixada brasileira em Cabo Verde e o vice-presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos”, declarou.

O projeto CISA é financiado com recursos do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro), através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Segundo Iana, várias possibilidades de continuidade da cooperação estabelecida foram levantadas e o sistema GeoCisa já se encontra em funcionamento, através de um site cabo-verdiano.

Além da professora Iana, a missão foi integrada pelo professor Cristiano Almeida, da UFPB e pelo o aluno de pós-graduação Amilcar Soares Júnior, ambos pesquisadores do projeto.
 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe
       
      Aponte a camera ou cliqueAponte a camera ou clique