Pesquisadora da UFCG participa de missão técnica em Cabo Verde
Iana Alves integra projeto de Cooperação Internacional do Semi-Árido. Objetivo da viagem foi a entrega de um sistema de informação geográfica via internet
Acaba de retornar de missão técnica na Ilha de Cabo Verde, na costa africana, a professora da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Iana Alexandra Alves. A missão consistiu na realização de um importante etapa do projeto de Cooperação Internacional do Semi-Árido (CISA): a entrega de um sistema de informação geográfica para web, o GeoCISA Cabo Verde.
O CISA, que reúne técnicos, pesquisadores e estudante de pós-graduação de várias instituições sediadas no Nordeste brasileiro, além de várias instituições nacionais e internacionais, é um projeto voltado para troca de experiências e difusão de tecnologias de baixo custo visando solucionar problemas das regiões semi-áridas, como a implantação e operação de barragens subterrâneas e outras formas de captação de água.
O sistema GeoCISA foi desenvolvido por pesquisadores da UFCG e das universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Pernambuco (UFPE). Ele permite a visualização de diferentes informações de recursos hídricos espacializados em planos (camadas), com possibilidades de interação do usuário e com disponibilização de funções básicas comuns à maioria dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e visualizadores web de mapas.
De acordo com a professora, o sistema foi muito bem recebido pelas instituições de Cabo Verde, sendo apresentado, inclusive, no Instituto Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (INGRH) daquele país. “A apresentação reuniu profissionais e representantes de diversas instituições nacionais, como também o representante da embaixada brasileira em Cabo Verde e o vice-presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos”, declarou.
O projeto CISA é financiado com recursos do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro), através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Segundo Iana, várias possibilidades de continuidade da cooperação estabelecida foram levantadas e o sistema GeoCisa já se encontra em funcionamento, através de um site cabo-verdiano.
Além da professora Iana, a missão foi integrada pelo professor Cristiano Almeida, da UFPB e pelo o aluno de pós-graduação Amilcar Soares Júnior, ambos pesquisadores do projeto.
Ascom