Categorias: Paraíba

Pesquisadora da UFCG participa de missão técnica em Cabo Verde

PUBLICIDADE

Pesquisadora da UFCG participa de missão técnica em Cabo Verde

Iana Alves integra projeto de Cooperação Internacional do Semi-Árido. Objetivo da viagem foi a entrega de um sistema de informação geográfica via internet

Acaba de retornar de missão técnica na Ilha de Cabo Verde, na costa africana, a professora da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Iana Alexandra Alves. A missão consistiu na realização de um importante etapa do projeto de Cooperação Internacional do Semi-Árido (CISA): a entrega de um sistema de informação geográfica para web, o GeoCISA Cabo Verde.

O CISA, que reúne técnicos, pesquisadores e estudante de pós-graduação de várias instituições sediadas no Nordeste brasileiro, além de várias instituições nacionais e internacionais, é um projeto voltado para troca de experiências e difusão de tecnologias de baixo custo visando solucionar problemas das regiões semi-áridas, como a implantação e operação de barragens subterrâneas e outras formas de captação de água.

O sistema GeoCISA foi desenvolvido por pesquisadores da UFCG e das universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Pernambuco (UFPE). Ele permite a visualização de diferentes informações de recursos hídricos espacializados em planos (camadas), com possibilidades de interação do usuário e com disponibilização de funções básicas comuns à maioria dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e visualizadores web de mapas.

De acordo com a professora, o sistema foi muito bem recebido pelas instituições de Cabo Verde, sendo apresentado, inclusive, no Instituto Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (INGRH) daquele país. “A apresentação reuniu profissionais e representantes de diversas instituições nacionais, como também o representante da embaixada brasileira em Cabo Verde e o vice-presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos”, declarou.

O projeto CISA é financiado com recursos do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro), através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Segundo Iana, várias possibilidades de continuidade da cooperação estabelecida foram levantadas e o sistema GeoCisa já se encontra em funcionamento, através de um site cabo-verdiano.

Além da professora Iana, a missão foi integrada pelo professor Cristiano Almeida, da UFPB e pelo o aluno de pós-graduação Amilcar Soares Júnior, ambos pesquisadores do projeto.
 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem armado com revólver invade casa e faz família refém na Paraíba

Uma família viveu momentos de terror na noite desta terça-feira (14) na cidade de Lagoa…

15 de janeiro de 2025

Criança de 5 anos é baleada em João Pessoa e segue em estado grave na UTI

Uma criança de cinco anos foi baleada no tórax na madrugada desta quarta-feira (15), no…

15 de janeiro de 2025

Restrição dos celulares nas escolas: o que muda com a lei?

A Lei nº 15.100/2025 sancionada nesta terça-feira (14) veda o uso de aparelhos eletrônicos portáteis…

15 de janeiro de 2025

Governo publica primeiros editais destinados à participação da Paraíba na Temporada Brasil-França 2025

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), publicou nesta…

15 de janeiro de 2025

Procuradoria Geral do Município de João Pessoa paga mais de R$ 100 milhões em precatórios nos últimos dois anos

A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (PGM-JP) pagou mais de R$ 100 milhões…

15 de janeiro de 2025

Fortes precipitações chuvosas causam alagamentos e derrubam muro de hospital em Sousa

As fortes precipitações chuvosas que atingiram ontem (14), a cidade de Sousa, deixaram suas marcas.…

15 de janeiro de 2025