O projeto ‘Jampa Digital’, desenvolvido pioneiramente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e que dá acesso gratuito a Internet sem fio, tem recebido reconhecimento de outras cidades do país e até do exterior. A constatação é do secretário de Ciência e Tecnologia (Secitec), da PMJP, Paulo Badaró. Gestores municipais de outras administrações e representantes comerciais estão firmando Termos de Convênio e Cooperação Técnica com o governo municipal.
“O Jampa Digital tornou-se referência para o desenvolvimento de projetos similares em outros locais. O projeto é único, pois trata de transferência de tecnologia para o cidadão, de inclusão digital e da governança eletrônica”, afirma Badaró.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia (Secitec), representantes dos governos e de empresas da Índia, México e países da América Central estão desenvolvendo projetos similares ao da Capital paraibana.
Na Europa, a Suíça, que é reconhecida pelo seu desenvolvimento social, econômico e tecnológico, também está interessada em conhecer e comercializar a Certificação Digital em um trabalho semelhante ao de João Pessoa. “Isso é muito significativo e é um reconhecimento ao nosso trabalho”, explicou Paulo Badaró.
Brasil – Em território brasileiro alguns projetos estão sendo implementados tendo como modelo o ‘Jampa Digital’. O governo de Pernambuco, as prefeituras de Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte, e cidades do interior paulista, também estão buscando mais informações sobre o projeto pioneiro implantado em João Pessoa.
“Para a gestão municipal, e mesmo para João Pessoa, isso representa um salto em ciência e tecnologia muito grande. No futuro esses produtos poderão ser até comercializados pela nossa cidade”, comemorou Paulo Badaró.
O que é o projeto – O ‘Jampa Digital’ se constitui no acesso à Internet sem fio, através de banda larga gratuita. Para acessar basta o usuário possuir um computador portátil (notebook ou laptop), celulares e smartphones com tecnologia de conexão WI FI (Sem fio). O serviço pode ser acessado num raio de 500 metros. Para acessar basta abrir uma conexão com a Rede WI FI (Sem Fio ) e fazer um cadastro na página inicial do ‘Jampa Digital’; receber uma senha e pronto, o usuário navega a vontade. Para os próximos acessos é só colocar a senha no campo indicado na página.
Segurança – Outro ponto de destaque no projeto é a tecnologia utilizada, o que garante ao usuário total proteção com relação a transferência de dados e navegação. Uma das medidas de segurança é o cadastramento do usuário, que terá uma senha e login para acessar a rede.
Redação com Assessoria
Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande recebeu na manhã desta segunda-feira, 14,…
O setor turístico da Paraíba receberá novos investimentos superiores a R$ 133 milhões entre 2025…
Na tarde desta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo…
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), alerta aos…