Categorias: Paraíba

PJE da Corregedoria Geral de Justiça começa a funcionar dia 15

PUBLICIDADE

A partir do dia 15 deste mês, a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) começa a trabalhar com o Processo Judicial Eletrônico (PJE-CGJPB) e será a segunda no País a tramitar seus feitos administrativos nessa modalidade. Assim, mais uma meta da administração do corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, e de sua equipe de magistrados e servidores, será cumprida.

 

Para concretizar o funcionamento do PJE-CGJPB foi viabilizado toda a logística técnica, com treinamentos específicos do sistema configurado para a Corregedoria pela Diretoria de Tecnologia (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba. “Foram realizados treinamentos voltados aos magistrados, servidores e assessores. A tramitação processual feita eletronicamente gera mais facilidade e agiliza o gerenciamento de todas as fases do trabalho”, comentou Márcio Murilo.

 

Cada treinamento durou, em média, uma semana e foram tiradas todas as dúvidas a respeito do Processo Judicial Eletrônico. O PJE que vai funcionar na Corregedoria possui algumas funcionalidades específicas que vão atender as necessidades da CGJ, com um fluxo plenamente adaptado ao trabalho da Corregedoria. O PJE já é uma realidade nas comarcas de Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Itabaiana, nas varas cíveis de Campina Grande e nos juizados de João Pessoa.

 

O juiz Corregedor Auxiliar Meales Melo, participou do processo de implantação do PJE-CGJPB e foi um dos ministrantes do curso de treinamento. De acordo com o magistrado, são muitas as vantagens que sistema eletrônico proporciona. Entre elas, estão o acesso pleno às informações do processo, segurança, padronização, mobilidade, rapidez e economia.

 

“O usuário terá todas as informações no sistema a qualquer momento e em qualquer lugar. Além da facilidade, vamos otimizar o andamento dos feitos administrativos, economizar tempo dos servidores e juízes, que será destinado às outras atividades próprias da Corregedoria”, afirmou Meales Melo.

 

Outro ponto positivo do PJE é renovação do parque tecnológico da CGJ e a unificação dos sistemas. Atualmente, as reclamações junto à Corregedoria, seja por advogados ou partes, é feita por tomada de termo ou petição no protocolo. Com a introdução do PJE, os advogados previamente cadastrados ou um usuário que tenha um certificado digital poderá peticionar, diretamente nesse sistema e acompanhar o andamento de todo processo.

O que é? – O Processo Judicial eletrônico (PJe) é um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário. O objetivo principal é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Moradores bloqueiam trânsito em protesto após morte de homem em bairro de João Pessoa

No final da manhã desta sexta-feira (15), moradores no bairro do Grotão, em João Pessoa,…

15 de novembro de 2024

Médico é encontrado morto dentro de piscina no Sertão da Paraíba

Um médico de 54 anos foi encontrado morto, nesta quinta-feira (14), no município de Princesa…

15 de novembro de 2024

Paraíba vai intensificar fiscalização contra transporte turístico ilegal no litoral

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria…

15 de novembro de 2024

No Azerbaijão, Veneziano aponta Brasil como vanguardista na aprovação de medidas de combate às mudanças climáticas durante COP29

O vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), está em Baku, no…

15 de novembro de 2024

Deputado Felipe Leitão revela que ‘Adriano’s’ comandarão Poder Legislativo de Bayeux pelos próximos quatros anos

O deputado estadual Felipe Leitão revelou que as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal…

15 de novembro de 2024

Adriano Galdino defende união da base em favor de nome com maior apoio popular na disputa pelo Executivo em 2026

Na corrida para ter seu nome na disputa pelo Governo do Estado em 2026, o…

15 de novembro de 2024