A Paraíba pode contar com o Programa Estadual de Apoio a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, caso o Projeto de Lei nº 2.572/2021 seja aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A propositura é do presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), e visa incentivar esses empreendedores, que apesar da pandemia do coronavírus, foram responsáveis por um aumento de 6% na abertura de novos estabelecimentos.
O parlamentar, que também preside a Secretaria Especial de Empreendedorismo da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), destacou neste domingo (27), data em que se celebra o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, que a propositura de sua autoria tem ainda a finalidade de estabelecer incentivos de competição e mecanismos de desburocratização para o aprimoramento das atividades econômicas, através do Empreender Paraíba. Ele defende que o empreendedorismo é o mecanismo para alavancar a economia e tirar o País da crise financeira.
Dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que, em 2020, foram abertas 626.883 micro e pequenas empresas em todo o país. Desse total, 535.126 eram microempresas (85%) e 91.757 (15%) eram empresas de pequeno porte. No ano passado, o país criou 3,4 milhões de novas empresas, alta de 6% em comparação a 2019, apesar da pandemia de covid-19. Ao final de 2020, o saldo positivo no país foi de 2,3 milhões de empresas abertas, com destaque para microempreendedores individuais (MEI).
De acordo com o Ministério da Economia, o registro de 2,6 milhões de MEI em 2020 representou expansão de 8,4% em relação ao ano anterior, levando essa categoria de empreendedores ao total de 11,2 milhões de negócios ativos no país. O MEI representa hoje 56,7% das empresas em atividade no Brasil e 79,3% das empresas abertas no ano passado.
“A Paraíba precisa, neste momento difícil, em decorrência da nova onda da pandemia da covid-19, criar condições que estimulem os empreendedores de pequeno porte a não apenas aumentar a produção, mas, sobretudo melhorar a qualidade de seus produtos, com a finalidade de torná-los mais competitivos no âmbito nacional e internacional”, enfatizou Eduardo.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…