Categorias: Paraíba

Pleno do TCE acata recursos e julga regulares contas da Codata e de três prefeituras na sessão desta 4ª feira

PUBLICIDADE

Reunido em sessão ordinária, nesta quarta-feira (29), sob a presidência do conselheiro Fábio Nogueira, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado julgou regulares as contas da Codata – Companhia de Processamento de Dados da Paraíba e da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro, relativas ao exercício de 2023. A Corte acatou recursos das prefeituras de Curral de Cima (2021) e de Santa Cecília (2022) para desconstituir decisões contrárias e emitir novos pareceres pela aprovação das respectivas contas.

O relator dos recursos foi o conselheiro Fernando Rodrigues Catão. No caso de Curral de Cima (proc. nº 03259/22), o então prefeito Antônio Ribeiro Sobrinho apresentou documentos que justificaram despesas na ordem de R$ 94 mil, assim como, o dispositivo legal que permitiu a realização de pagamento referente ao 13º salário, despesas que haviam sido glosadas pela Auditoria. Da mesma forma, o prefeito de Santa Cecília, José Marcílio Farias da Silva (proc. nº 02727/23), por meio de Recurso Ordinário, justificou a utilização de créditos orçamentários sem autorização legislativa.

Um pedido de vista formulado pelo conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho Farias adiou mais uma vez a decisão da Corte, quanto ao recurso interposto pelo ex-prefeito de Juazeirinho, Bevilácqua Matias Maracajá, em relação às contas remanescentes de 2012 (Proc. nº 16290/20), sob a relatoria do conselheiro e, atual presidente da Corte, Fábio Nogueira. Divergências em relação aos fatos que ensejaram a decisão atacada motivaram o adiamento. No voto inicial, o relator entendeu que o ex-prefeito apresentou documentos que podem afastar as irregularidades apontadas pela Auditoria.

Composição – O Tribunal de Contas realizou sua 2.479ª sessão ordinária remota e presencial, sob a presidência do conselheiro Fábio Nogueira. Na composição do quórum estiveram presentes os conselheiros Fernando Rodrigues Catão e André Carlo Torres Pontes. Também os conselheiros substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias (em exercício) e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador geral Marcílio Toscano da Franca.

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

Atividade econômica recua 0,7%, mas fecha 2024 com alta de 3,8%

A atividade da economia brasileira em dezembro de 2024 apresentou recuo de 0,7% na comparação…

17 de fevereiro de 2025

João Pessoa inicia pagamento de editais do Carnaval Tradição 2025

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) iniciou, nesta segunda-feira (17), o pagamento do edital…

17 de fevereiro de 2025

Efraim Filho analisa chapa com Pedro e Veneziano para 2026 e adianta que canal de diálogo com Queiroga está aberto

O presidente estadual do União Brasil e senador Efraim Filho comentou nesta segunda-feira (17) sobre…

17 de fevereiro de 2025

Cícero defende direito de Lucas Ribeiro disputar reeleição em 2026, caso João deixe cargo para concorrer ao Senado

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), se pronunciou sobre o processo eleitoral de…

17 de fevereiro de 2025

Presidente do PT/PB analisa queda de popularidade de Lula e aposta nas entregas de 2025 para reversão

O presidente estadual do PT-PB, Jackson Macêdo, comentou sobre a queda na popularidade do governo…

17 de fevereiro de 2025

Presidente do PT da Paraíba reage a mudança no estatuto e reeleição ilimitada no comando da legenda: “Totalmente contra”

O presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), Jackson Macedo, disse discordar da mudança…

17 de fevereiro de 2025