Nessa terça-feira (16), a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento, apresentou ao Ministério Público do Meio Ambiente e Patrimônio Social o projeto vencedor do Concurso de Requalificação da Feira Central da cidade. O encontro aconteceu na sede do MP e contou com a participação do secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, e dos representantes da equipe vencedora, que fazem parte do escritório Manoel Belisário Arquitetura e da OPA (Oficina Paraibana de Arquitetura).
Durante a reunião, o arquiteto Manoel Belisário apresentou o projeto ao promotor do MP Hamilton Souza. O arquiteto destacou a importância do diálogo com o Ministério Público e elogiou a qualidade do Termo de Referência do Concurso, afirmando que direcionou o projeto para soluções que atenderão de forma assertiva as demandas da Feira.
O promotor Hamilton Souza expressou sua satisfação com o resultado do concurso e ressaltou que o projeto vencedor respeita todas as discussões e interesses ambientais, dos consumidores e dos feirantes, realizadas nos últimos 10 anos. Ele enfatizou que a proposta abrange todos os valores arquitetônicos e dos usuários, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida para os frequentadores da Feira de Campina Grande, que é um patrimônio do Brasil.
O projeto vencedor ainda deverá passar por ajustes, atendendo recomendações de órgãos como o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba). No entanto, o promotor Hamilton Souza ressaltou que, de maneira geral, o projeto atende às premissas discutidas ao longo dos últimos 10 anos.
A reunião entre a Prefeitura de Campina Grande e o Ministério Público do Meio Ambiente e Patrimônio Social foi considerada pelo secretário de Planejamento, Felix Neto, bastante produtiva. Ele destacou o compromisso da Prefeitura e do prefeito Bruno Cunha Lima com a viabilização e concretização do projeto de requalificação da Feira Central.
Felix explicou que o projeto vencedor do Concurso Feira de Campina Grande será apresentado a várias outras entidades e órgãos públicos ainda esta semana. ’Queremos a implementação efetiva das melhorias na Feira, visando aprimorar a experiência dos visitantes e preservar o valor histórico e cultural desse importante espaço público. E queremos compartilhar esse momento com todos as entidades e órgãos públicos interessados, assim como com todos os feirantes, que são parte do ser vivo que é a nossa Feira’, finalizou o secretário.
Além dos participantes já citados, também estiveram no encontro outros técnicos da Seplan: Tulio Duda Paz (arquiteto e secretário executivo), Aída Pontes (arquiteta e gerente de projetos) e Ildefonso Filho (assessor jurídico). Do escritório Manoel Belisário Arquitetura e OPA, além do próprio Manoel, participaram João Luiz Carolino e Douglas Almeida.
PB Agora