Categorias: Paraíba

PMCG inicia nesta segunda Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência

PUBLICIDADE

PMCG inicia nesta segunda-feira Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência

No ano passado, dos 5.680 partos de mulheres residentes em Campina Grande realizados nas maternidades do município, 22,6% deles, que correspondem a 1.285, foram de mães com até 19 anos, que são consideradas pelos profissionais de saúde como adolescentes. Para tratar e debater temas relacionados à gravidez na adolescência, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Saúde da Criança e do Adolescente, estará realizando, a partir desta segunda-feira, 7, a 3ª Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência. A programação será aberta às 9h, no auditório da Vila do Artesão, pela secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros.

Durante a 3ª Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência, escolas da rede municipal de ensino, UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) e ONGs estarão elaborado diversas atividades para discutir o tema. Na abertura da programação, acontece apresentação da banda marcial do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), poesia sobre o tema, com a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Graça Carvalho, palestra, depoimento de uma adolescente grávida e entrega do enxoval. No encerramento, apresentação do Hip Hop do Projovem, seguido de um lanche com prosa.

À tarde, a partir das 4h, no Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto, as profissionais do Núcleo de Prevenção da Violência realizam uma palestra sobre “Planejamento Familiar”, aberta a todos os interessados. A gravidez na adolescência, que acontece a partir dos 12 anos de idade, ou mesmo antes, é considerada de alto risco pelo fato da adolescente ainda não estar com o aparelho reprodutor formado e pela falta de um planejamento familiar adequado. No município, elas são encaminhadas para o ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), que é referência no pré-natal de alto risco.

A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência, com sérias consequências para a vida dos adolescentes envolvidos, dos seus filhos e dos seus familiares. “Em Campina Grande, dos mais de 1,2 mil partos de adolescentes realizados no ano passado, a maioria não tinha condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e acabaram abandonando os estudos”, explicou Graça Carvalho. Na maioria dos casos, prossegue ela, o pai também é adolescente.

É fundamental que, tanto a família quanto a escola, assumam a responsabilidade de formar e informar os jovens para que consolidem uma visão positiva da própria sexualidade, tornando-se capazes de tomar decisões maduras e responsáveis, explica a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente. A Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência é realizada anualmente, sempre na primeira semana do mês de maio, conforme determina a lei estadual nº. 8.123.

 

 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Black Friday: lojas do comércio da Capital são autuados por descumprimento à legislação

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor autuou duas lojas do comércio da…

28 de novembro de 2024

Pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais começam nesta quinta-feira (28)

O calendário de pagamento de fim de ano do Governo da Paraíba tem início nesta…

28 de novembro de 2024

Jhony Bezerra aconselha a base do governador a parar de comentar sobre ‘Romero’ e salienta: “Ele não é nada”

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), em entrevista ontem (27), à…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de reforma de escola no valor de R$ 500 mil

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.801 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

28 de novembro de 2024

Mais de 3,2 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção na PB

Na Paraíba, mais de 3,2 mil cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios esperam por…

28 de novembro de 2024