Categorias: Paraíba

PMCG realiza ações pelo fim da violência contra a mulher

PUBLICIDADE

Prefeitura de Campina realiza programação pelo fim da violência contra a mulher

A Campanha dos ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que é realizada durante este mês de novembro em todo mundo, está acontecendo de forma descentralizada na Rede de Atendimento à Mulher de Campina Grande, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e diversos serviços municipais.

 

Uma extensa programação esta sendo realizada, desde o dia 07 e se estenderá até o dia 10 de dezembro, pelos Centros de Referência, Associações de Moradores, Clubes de Mães, Lavanderias Municipais e Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto.

 

A culminância alusiva a campanha, em todo país, acontece a partir da segunda-feira, dia 26, embora a mobilização tenha sido antecipada em função do Dia da Consciência Negra, já que os dados revelam que a mulher negra é a mais violentada, por toda condição histórica da subjugação da raça negra. Por isso, a mobilização terá duração total de 22 dias.

 

Para a coordenadora da Mulher em Campina Grande, Ana Cleide Rotondano, “a programação faz parte de uma gestão participativa, que tem como principal objetivo, o enfretamento à violência contra a mulher no nosso município, compromisso ratificado por esta administração, através da assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a instalação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e do Centro de Referência de Atendimento a Mulher. Nossa mobilização, é uma ação educativa e de luta pela a extinção desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres”.

 

Origem da Campanha – Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro – declarado pelo I Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finalizando no dia 10 de dezembro – dia Internacional dos Direitos Humanos. Desse modo a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos.

Hoje, cerca de 130 países desenvolvem esta Campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitude frente à violação dos direitos humanos das mulheres.

 

A Campanha no Brasil – Os 16 dias de ativismo foram assumidos pelo movimento feminista brasileiro, sintonizado com a Campanha Internacional. Conquistou espaço na agenda brasileira e desde 2003 vem sendo coordenado pela organização não governamental AGENDE (Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento), com importantes ações de divulgação, mobilização e organização da campanha. O Brasil antecipou o início desta Campanha para o dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – pelo reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que têm suas vidas marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social.

 

 

 

Secom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Durante entrega do Hospital de Amor de CG, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta segunda-feira (16)…

16 de setembro de 2024

Polícia Federal nega escolta solicitada por Ruy Carneiro para campanha em JP

A Polícia Federal recusou o pedido de escolta feito para o deputado federal Ruy Carneiro…

16 de setembro de 2024

Jean Nunes reforça entendimento do TRE-PB e diz que forças da segurança da PB irão garantir a tranquilidade nas eleições

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que as forças…

16 de setembro de 2024

Começa a “Operação Mata Atlântica em Pé” na PB e em mais 16 estados do país

Começa nesta segunda-feira (16/09), a operação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica: “Mata…

16 de setembro de 2024

João tacha de ‘factóides da oposição’ os argumentos que visavam forçar convocação de tropas federais para eleições em JP

O governador João Azevêdo (PSB) classificou como "factoides" os argumentos usados por candidatos da oposição…

16 de setembro de 2024

Cabo Gilberto desafia decisão judicial e afirma que PL não seguirá na coligação com Nilvan em Stª Rita

O deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB) declarou, nesta segunda-feira (16), em entrevista ao programa Arapuan…

16 de setembro de 2024