O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Edilton Nóbrega, vai apresentar dois projetos para recuperação ambiental e acompanhamento técnico, na Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas do Iclei (Local Governments for Sustainability -Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais) e no V Encontro Nacional do CB27, que ocorre até esta sexta-feira (14), em Belo Horizonte (MG). Participam do evento secretários de meio ambiente de todas as capitais do País.
O secretário vai falar sobre o Cadastro Técnico Municipal e os Wetlands Artificiais, que deverão ser colocados em prática a partir de fevereiro de 2015. O Cadastro Técnico Municipal, com base no Plano Diretor e no zoneamento da cidade, vai cadastrar todas as atividades que tenham potencial poluidor, para que, no ato do licenciamento do empreendimento, sejam planejadas as ações mitigadoras e compensatórias.
Os Wetlands Artificiais são sistemas que promovem a biorremediação para qualidade das águas em sistemas aquáticos urbanos. Durante o processo, organismos vivos, como microrganismos, fungos, plantas e algas verdes são utilizados para remover ou reduzir contaminações no ambiente, regenerando o equilíbrio do ecossistema original. Funcionam como jardins suspensos, com o objetivo de filtrar a água.
Os Wetlands Artificiais serão desenvolvidos em parceria com o Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aplicados, inicialmente, na Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Rio Jaguaribe e no Rio Cabelo.
Iclei – Local Governments for Sustainability ou Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais, funciona como uma associação internacional de governos locais e organizações governamentais, com o compromisso de refletir e planejar ações de desenvolvimento sustentável. A associação foi criada em 1990, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, durante o Congresso Mundial de Governos Locais para um Futuro Sustentável.
CB 27 – É o Fórum que reúne os secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras e tem como objetivo fomentar, a longo prazo, a comunicação sobre boas práticas entre as cidades.
A Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas do Iclei e o V Encontro Nacional do CB27 tem apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e da Fundação Konrad Adenauer, que atua no Brasil há mais de 40 anos. É uma fundação alemã, que trabalha com educação, política e assessoramento em defesa da paz, liberdade e justiça, fortalecendo o diálogo internacional.
PMJP
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…
O concurso para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias da Capital…