A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) agora faz parte do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que permitirá que motoristas tenham descontos de até 40% no pagamento das multas de trânsito. O sistema foi integrado ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), após testes de homologação no último dia 26 de abril, e terá validade para as infrações cometidas a partir de 1º de abril deste ano. Na forma da Lei 14.071/20 todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) deverão oferecer, a partir do dia 12 de abril, o SNE aos seus usuários em todo Brasil.
Descontos – O Sistema permite descontos em dois valores: 20% para os proprietários que entrarem com o recurso da multa, e 40% para os proprietários que abrirem mão do recurso. Os descontos estão disponíveis a todos os proprietários de veículos que forem autuados, independentemente de serem da mesma circunscrição da lotação do veículo. De acordo com o superintendente da Semob-JP, George Morais, o SNE é uma evolução tecnológica na área de trânsito. “O SNE é uma excelente ferramenta de tecnologia, pois permite o acompanhamento e o gerenciamento de infrações cometidas pelos condutores de veículos de forma mais rápida e prática por meio do seu celular”, destacou.
Acesso – Pessoas físicas podem acessar as informações pelo aplicativo e pelo site sne.denatran.serpro.gov.br. Pessoas jurídicas acessam apenas pelo site utilizando o certificado digital. Para ter acesso ao aplicativo SNE, o proprietário do veículo deve baixar no celular o aplicativo disponível no Google Play ou na Apple Store. Com o aplicativo o condutor cadastra seu veículo e pode acompanhar as infrações cometidas em áreas sob a circunscrição dos órgãos executivos de trânsito que aderiram ao sistema. Ainda pelo aplicativo, o condutor inclui ou exclui veículos a qualquer tempo e pode acompanhar de forma detalhada todas as informações. O aplicativo também permite ao proprietário do veículo indicar o real condutor autor da infração.
Pagamento – Para o pagamento da multa, o usuário deve solicitar o boleto com o código de barras ou copiar o código para pagar no aplicativo da agência bancária a qual é cliente instalado no seu smartphone. A Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo que reúne as versões eletrônicas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), também permite o acompanhamento do pagamento antecipado de multas com descontos de até 40%.
“Com a implantação do SNE no município de João Pessoa, a Semob-JP espera trazer mais comodidade, facilidade e agilidade para todo cidadão, que por meio do seu celular poderá ter acesso a todas as infrações cometidas, evitando surpresas no momento do licenciamento”, disse George Morais.
PB Agora
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…