PMJP define com reitor do Santuário planejamento logístico para a Romaria da Penha

PUBLICIDADE

A Prefeitura de João Pessoa deu início, nesta quarta-feira (06), ao planejamento logístico e operacional para a 260ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Penha, que ocorrerá entre os dias 18 e 26 de novembro. A reunião, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, com representantes de diversas secretarias municipais e o Monsenhor Nereudo Freire, reitor do Santuário da Penha, discutiu a estrutura e todo o suporte que será fornecido ao evento. Este ano, a Romaria tem como tema ‘Senhora da Penha, ajudai-nos a repartir o pão como sinal de graça e missão’.

O encontro contou com representantes das Secretarias de Gestão Governamental e Articulação Política (Seggov), Infraestrutura (Seinfra), Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Mobilidade Urbana (Semob), Meio Ambiente (Semam) e Turismo (Setur), além da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

O secretário de Gestão Governamental e Articulação Política, Diego Tavares, disse que a festividade religiosa é o segundo evento religioso mais importante do país, perdendo apenas para o Sírio de Nazaré, e a Prefeitura não apenas oferece o apoio logístico e operacional, mas participa direta e ativamente no planejamento e na sua organização, colaborando com a Arquidiocese da Paraíba.

“A determinação do prefeito Cícero Lucena é que possamos oferecer toda a estrutura para que a festividade religiosa possa ser cada vez melhor ano após ano, entendendo que a Romaria da Penha, além de uma grande expressão de fé, também é um dos mais importantes eventos do nosso calendário turístico e manifestação cultural da maior importância para João Pessoa e a Paraíba”, destacou.

Foram discutidas algumas ações para que o evento religioso cumpra sua finalidade, a exemplo da poda das árvores, limpeza, sinalização e isolamento de algumas áreas da Penha, relocação e disposição das barracas de comida e bebidas, a fiscalização dos trios elétricos, área para assistência e primeiros socorros das equipes do Samu, o contato com as forças de segurança, sugestão de pontos de táxi e uber, posicionamento de palco instalado no campo, melhoria na infraestrutura das ruas próxima ao Santuário, bem como o reforço na iluminação em ruas e avenidas do percurso da Romaria.

Romaria

No ano passado, a Romaria de Nossa Senhora da Penha contou com a participação de mais de 500 mil pessoas. Fiéis de diversas regiões do País participaram da caminhada com cerca de 14 quilômetros, da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da Capital, ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Zona Sul da cidade.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Militar prende suspeito de violência doméstica no bairro do Cristo

A Polícia Militar prendeu, na manhã desta sexta-feira (22), um homem suspeito de violência doméstica na comunidade Bela Vista,…

22 de novembro de 2024

João Azevêdo se reúne com Cartaxo, e deputado destaca importância de diálogo com o Governo

O governador João Azevêdo (PSB) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (21), na Granja Santana,…

22 de novembro de 2024

Indiciamento de Bolsonaro repercute entre políticos e autoridades

O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas, acusadas pela Polícia Federal (PF) de…

22 de novembro de 2024

‘Operação Privacidade’, deflagrada em CG apura uso de imagens de jornalistas em site de conteúdo adulto

A Polícia Civil/PB, através da Delegacia de Crimes Cibernéticos - DECC, cumpriu mandado de Busca…

22 de novembro de 2024

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por…

22 de novembro de 2024

Polícia prende na cidade de Monteiro suspeito de matar companheira em Gramame, em João Pessoa

A polícia, prendeu na tarde de ontem (21), na Delegacia de Monteiro, no Cariri Paraibano,…

22 de novembro de 2024