Assistir ao pôr do sol no Centro Histórico de João Pessoa passou a ser uma experiência ainda mais encantadora desde o final da tarde desta quinta-feira (4). O motivo foi a entrega do Parque Casa da Pólvora, obra da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) que reformou e ampliou um dos principais observatórios para o espetáculo natural no Centro Histórico da Capital, além de construir um novo Centro Cultural.
O prefeito Luciano Cartaxo, que fez a entrega da obra, destacou o empenho da PMJP na revitalização de todo o Centro Histórico. “O que estamos fazendo é valorizar a alma da Capital. O Parque Casa da Pólvora e o Centro Cultural são espaços ideais para que as pessoas conheçam a cidade, não só os turistas, mas todos os moradores. Estamos investindo nos bairros, mas sem descuidar do Centro Histórico. Quem ganha com isso é nossa cidade”, declarou.
O prédio original da Casa da Pólvora, que foi tombado em 1938 pelo Patrimônio Histórico Cultural Nacional, será espaço para exposições. O complexo fica localizado na Ladeira de São Francisco, a primeira da cidade, e é um dos principais patrimônios arqueológicos de João Pessoa.
Para o diretor executivo do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, Aníbal Victor de Lima, a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa vai além da entrega de um equipamento cultural para a comunidade. “Quando o poder público faz a sua parte, isso incentiva a iniciativa privada a ter um maior zelo com o nosso patrimônio, que é, na verdade, de todos”, afirmou.
De acordo com o historiador Arion Farias, a entrega dos equipamentos representa uma nova arrancada cultural proporcionada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. “Esse local representa um pedaço muito importante de nossa história, e agora pode se tornar um espaço de lazer e convívio para quem o visitar”, explicou.
Administração – O Parque Casa da Pólvora será administrado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em colaboração com as Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Meio Ambiente (Seman), a Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac) e demais secretarias do Governo Municipal.
O coordenador do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Milanez Neto, destacou que com a execução dessa obra a Prefeitura demonstra seu compromisso com a entrega de um Centro Histórico pronto para ser aproveitado pela população. “Queremos devolver a história da cidade aos pessoenses e estamos trabalhando muito para que isso aconteça”, ressaltou.
Programação – A cerimônia de inauguração do novo Parque Casa da Pólvora contou com a apresentação da Banda 5 de Agosto e da manifestação cultural do grupo de capoeira Angola Palmares, do bairro do Roger. Os presentes ainda puderam conferir o acervo do museu fotográfico Walfredo Rodrigues.
Secom-JP
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, nesta terça-feira (26), a eleição da mesa diretora…
O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…
Uma operação conjunta envolvendo o Procon-JP, o Ministério Público Estadual, o Procon-PB e os procons…
O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (25), juntamente com o prefeito de João Pessoa,…
A Polícia Civil da Paraíba realizou uma operação nesta segunda-feira (25), que resultou na prisão…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba intensificou as fiscalizações nas rodovias do estado durante…