A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Arquidiocese da Paraíba irão firmar um termo de cooperação para desenvolver ações em conjunto na área de saúde. A parceria é fruto de uma visita de representantes de 11 paróquias da Capital às instalações do Complexo Hospitalar de Mangabeira, na manhã desta sexta-feira (17), e abrangerá capacitações para profissionais da saúde e voluntários das arquidioceses.
O secretário de Saúde do município, Adalberto Fulgêncio, apresentou as instalações do complexo aos representantes das paróquias e apontou serviços que podem auxiliar no trabalho das pastorais em benefício à população. “Muitas vezes os representantes das pastorais fazem o papel de cuidadores. Então, quando capacitamos estes cuidadores com o conhecimento dos serviços disponíveis à população, por exemplo, melhoramos o acesso de uma parcela de pessoas à saúde”, enfatizou o secretário. Adalberto ressaltou que os termos da cooperação serão elaborados pela PMJP, por intermédio da SMS, e por representantes das paróquias. A previsão é que o documento seja assinado no início do próximo mês.
A visita contou com a presença do arcebispo Dom Aldo Pagotto, que ressaltou a importância da parceria. “A igreja tem uma enorme responsabilidade com as pastorais, principalmente no caso dos idosos e crianças. Com esse termo teremos a oportunidade de trocar experiências com a Secretaria Municipal de Saúde e melhorar a qualidade de vida das crianças e idosos”, destacou.
Complexo Hospitalar – O Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), situado na Rua Agente Fiscal José Costa Duarte – Mangabeira II, é um hospital de urgência e emergência aberto a todos os usuários. Presta atendimento a pacientes de João Pessoa e de outras cidades da Paraíba e até de cidades de outros Estados.
No local é fornecido atendimento em enfermagem, cirurgias ortopédicas e cirurgia geral, coleta de material por meio de punção/biopsia, atendimento a urgências, consultas médicas, diagnóstico em cardiologia, diagnóstico por imagem, exames laboratoriais, hemoterapia, internação, pequenas cirurgias, tratamento de doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, UTI adulto e tratamento da dor.