O túnel que vai levar da Lagoa do Parque Solon de Lucena para o Rio Sanhauá o excedente de águas nos dias de chuva, começa a ser construído na próxima segunda-feira (18) pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os preparativos para o trabalho começaram nesta sexta-feira (15) com a interdição do trânsito no trecho da avenida Padre Meira que dá acesso ao Anel Interno da Lagoa. A previsão é a de que o trabalho seja concluído em abril do próximo ano.
A construção do túnel faz parte do projeto de requalificação da Lagoa, o primeiro desde a sua inauguração, nas primeiras décadas do século passado. A obra foi colocada entre as prioritárias pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. O trabalho de dragagem, a construção do muro de contenção na parte interna da Lagoa, o anel sanitário e o túnel, previstos no projeto, vão custar cerca de R$ 20 milhões, provenientes de recursos municipais e federais.
O primeiro passo da obra, na próxima segunda, será a escavação de um poço de visitana vertical, na avenida Padre Meira, no acesso ao Anel Interno da Lagoa. A estrutura vai dar acesso para que os equipamentos e os técnicos deem início às escavações do túnel na horizontal, ao longo da avenida e prosseguindo pela Guedes Pereira, até as imediações da Praça Pedro Américo, também no Centro.
O túnel escavado terá diâmetro de dois metros, o suficiente para que homens e máquinas possam transitar. As escavações, segundo o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Cássio Andrade, serão feitas com o uso de tecnologia não destrutiva. Ou seja, sem qualquer intervenção nas ruas sobre o túnel. Vale ressaltar que também não será preciso interditar o trânsito em outros pontos das duas avenidas.
O secretário explicou ainda que ao passo que a escavação for ocorrendo, haverá a montagem da estrutura metálica que vai formar a tubulação. “O interior do túnel, durante a escavação, terá iluminação e ventilação artificial. A estrutura terá cerca de 500 metros de extensão e a tecnologia será empregada em João Pessoa pela primeira vez”, afirmou Cássio Andrade.
Nas proximidades da Praça Pedro Américo, o túnel será interligado à estrutura já existente, que levará o excedente da água em direção ao Rio Sanhauá. Haverá um sistema de comportas para garantir o controle da quantidade de água que deverá ser liberada e, com isso, evitar alagamento em dias de chuvas.
Muro de contenção
Além da construção do túnel para o escoamento do excedente de águas, a Prefeitura de João Pessoa dará início, em 1° de setembro, à construção do muro de contenção interna da Lagoa. A estrutura, com 1,1 mil metros de extensão, vai substituir as paredes existentes atualmente. Esta etapa antecede a construção do anel sanitário, que vai evitar o despejo clandestino de esgotos na Lagoa.
Reforma
O Parque Solon de Lucena (Lagoa) está passando pela primeira grande revitalização em quase 100 anos. O último projeto desse porte elaborado para o local foi em 1924, feito pelo engenheiro Saturnino de Brito, que só foi executado na década de 30. O projeto prevê, entre outras intervenções, a construção de um píer às margens da lagoa, um mirante para exercício físico e contemplação da natureza, área para apresentações artísticas, teatro de arena e área infantil. O investimento total previsto é de R$ 40 milhões.
Redação com Secom-JP