Categorias: Paraíba

PMJP oficializa auxílio de R$ 500 para famílias que deixarão áreas de risco do Complexo Beira Rio

PUBLICIDADE

Semanário Oficial do Município publicou, em edição especial, a lei que institui o ‘Aluguel de Transição Emergencial’ voltado para as famílias em situação de grande vulnerabilidade social no Complexo Beira Rio (CBR), formado por oito comunidades: Santa Clara, Tito Silva, Miramar, Vila Tambauzinho, Cafofo Liberdade, Brasília de Palha, Padre Hildon Bandeira e São Rafael. A medida faz parte do Programa João Pessoa Sustentável.

O aluguel de transição foi enviado à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pelo Executivo, por meio de Medida Provisória (MP), e aprovado em sessão ordinária no dia 4 de outubro. Por uma questão de segurança, moradores que vivem em imóveis precários, “que se encontrem em situação emergencial e de calamidade pública” vão ser removidos.

O mapeamento já está sendo feito pela equipe de Infraestrutura contratada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio do Programa João Pessoa Sustentável. Quem precisar sair, vai receber o auxílio de R$ 500 reais “até que cesse o estado de calamidade constatado pelos órgãos públicos, em especial a Defesa Civil, limitado a 24 meses”.

Esta não é a única modalidade de reassentamento prevista no Programa João Pessoa Sustentável, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As outras são: transferência para um dos três habitacionais que vão ser construídos na região da Beira Rio e que vão abrigar 565 famílias; reassentamento rotativo, que é a reconstrução de imóveis na comunidade desde que a área não seja de risco; compra assistida; troca de beneficiário; indenizações para casos específicos.

Essas intervenções serão acompanhadas pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC), que prevê um conjunto de atividades sociais com foco nas ações de reassentamento e relocalização de famílias em situação de risco por meio da instalação de quatro Escritórios Locais de Gestão (Elos), no desenvolvimento do território e na sustentabilidade ambiental. Os “Elos” foram instalados na região e são pontos de escuta e diálogo com as comunidades. Têm também a função de dar mais transparência às ações do programa e orientar os moradores durante as fases de estudos e projetos de melhorias na área.

Ao todo, são quatro escritórios: o Elo 1, no bairro Expedicionários, atende às comunidades Padre Hildon Bandeira, Brasília de Palha e Cafofo Liberdade. O Elo 2, no Miramar, fica à disposição das comunidades Miramar, Tambauzinho e Tito Silva. Já o Elo 3 atende à São Rafael e fica dentro da própria comunidade. A Santa Clara é atendida pelo Elo 4, localizado, também, dentro da comunidade.

João Pessoa Sustentável – O programa é orçado em 200 milhões de dólares. São mais de 60 ações nas áreas de desenvolvimento urbano, social e meio ambiente. A ideia é tornar João Pessoa mais humana e inteligente, de modo que a cidade funcione bem e esteja preparada para chegar à marca de um milhão de habitantes.

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024