A Prefeitura de João Pessoa, junto com a rede de proteção de crianças e adolescentes, realiza, até o fim deste mês, uma série de ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem o dia 18 de maio como a principal data para levar conhecimento à população em como identificar e denunciar estes crimes.
As ações serão desenvolvidas em conjunto pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Educação e Cultura (Sedec), Participação Popular (SEPP), Turismo (Setur), e Comunicação Social (Secom), além dos conselhos tutelares e demais órgãos que integram as Redes de Proteção. Este ano, as atividades serão realizadas em consonância com a Rede de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi).
Programação – Na manhã desta quinta-feira (18) será realizada uma atividade educativa e cultural na Praça Soares Madruga, no Valentina, para mobilizar para o tema a população que passa pelo local. Estarão presentes serviços e instituições que trabalham em defesa do direito de crianças e adolescentes.
Também, ao longo do mês, acontecerão ações em escolas municipais, que irão trabalhar ferramentas de como identificar situações de abuso e exploração; bem como abordagens em paradas de ônibus e trens da Capital, rodas de diálogos com usuários das Cozinhas Comunitárias e Centros de Referência da Cidadania. Dentro dessa programação já foram realizados webinários e rodas de diálogos em diferentes equipamentos municipais.
Na próxima terça-feira (23), acontece, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ-UFPB), o evento ‘Roda de Diálogo sobre abordagens na Comunicação para ajudar no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes’. O evento vai contar com a presença de juristas, autoridades municipais e diversos atores do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes
As inscrições são gratuitas e estão abertas no link: https://bit.ly/RodaDeDialogo. Podem participar profissionais e estudantes de Comunicação e de Direito.
O encerramento das ações será dia 26, na orla de João Pessoa, com distribuição de panfletos e abordagens à população para sensibilização sobre o tema. A programação também fortalece as ações do selo do programa ‘Prefeito Amigo da Criança’, criado pela Fundação Abrinq.
PB Agora