Categorias: Paraíba

PMJP realiza campanha: Eu Respeito à Faixa de Pedestre

PUBLICIDADE

 Com o objetivo de promover a mudança de comportamento por parte de motoristas e pedestres em relação às faixas de travessia, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da equipe de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), continua percorrendo bairros com a campanha “Eu Respeito à Faixa de Pedestre. Faça a sua parte” nas via e avenidas da cidade. Neste domingo (17), a ação acontecerá na orla marítima, na faixa da avenida Cabo Branco – próxima à Empadinha Barnabé – das 16 às 20h.

Na terça-feira (19), os educadores vão atuar na faixa de pedestre da avenida General Osório (Rei dos Esportes), Centro, pela manhã das 9 às 11h, e à tarde das 15 às 17h.

Comando educativo- Na quarta-feira (20), haverá um comando educativo nas avenidas General Osório, Beaurepaire Rohan Santa Rosa e Rua Padre Meira – em direção ao Terminal de Integração do Varadouro -, das 15 às 17h. O comando educativo consiste na distribuição de cartazes com orientações sobre a faixa de pedestre em todos os estabelecimentos comerciais localizados nessas vias.

Na quinta-feira (21), a orientação aos pedestres e motoristas será na faixa da avenida D. Pedro II, nas proximidades do Mercado Central pela manhã (das 9 às 11h) e a tarde (das 15 às 17h).

Campanha – A campanha de travessia segura, que teve início em 2005 e foi aceita de imediato pela população, fala ao pedestre sobre a importância de atravessar na faixa e alerta o motorista sobre os riscos do desrespeito aos pontos de travessia.

As abordagens são realizadas por meio de blitz educativas, adesivos, fitinhas, cartazes distribuídos em diversos pontos da cidade e panfletos.

Eventos e secretarias- A equipe de educação para o trânsito da Semob não para. Além das ações nas faixas de pedestres, os educadores também participam de eventos e percorrem instituições públicas levando a mensagem de paz no trânsito. Na noite da última segunda-feira (11) realizou uma ação educativa no evento da ação beneficente “Chuva de Arte Solidária”.

A finalidade foi orientar os participantes do evento sobre o uso correto da faixa de pedestre, o perigo de dirigir sob efeito de álcool e a importância do respeito à sinalização, para reduzir riscos de acidentes. Os educadores abordaram as pessoas e distribuíram material educativo como panfletos, adesivos e fitinhas da ‘Paz no Trânsito’.

A chefe da Divisão de Educação, Gilmara Branquinho, disse que a aceitação foi muito boa. “As pessoas agradeceram a iniciativa da Semob”, ressaltou Gilmara. Na quarta-feira (14), a mobilização aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM).

De acordo com a Divisão de Sinalização Viária (DSV) atualmente a cidade conta com aproximadamente 1.200 faixas de travessia, sendo que em 24 há sinalização semafórica para o pedestre.

Regras- O Código de Trânsito Brasileiro é claro quando determina que ao cruzar a pista de rolamento, o pedestre deve tomar precauções, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos.

Dicas- Algumas dicas para realizar uma travessia segura em faixa sem semáforo. Onde há sinalização semafórica, o pedestre deve respeitar o tempo do semáforo e só atravessar quando o sinal estiver vermelho para os veículos.

Pedestre:
– Coloque-se em um lugar visível ao condutor.
– Aguarde na calçada o momento certo atravessar a rua.
– Acene com a mão pedindo passagem.
– Aguarde a parada dos veículos.
– Atravesse sobre a faixa com passos firmes.
– Agradeça ao condutor.

Condutor:
– Reduza a velocidade ao se aproximar da faixa.
– Observe se há pedestre na faixa ou próximo a ela.
– Para antes da linha de retenção.
– Só siga quando o pedestre concluir a pedestre.

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pedro Cunha Lima admite intenção de disputar o governo da Paraíba em 2026, mas descarta “imposição” da candidatura

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) revelou, nesta segunda-feira (20), a possibilidade de disputar…

20 de janeiro de 2025

Açude de Boqueirão recebe nova recarga de água e aumenta expectativa para sangria que não acontece há 14 anos

Água abundante e expectativas para uma nova sangria. Há 14 anos os paraibanos esperam por…

20 de janeiro de 2025

Tribunal de Justiça da Paraíba elege juíza Lilian Cananéa para o cargo de desembargadora

Durante sessão extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (20), o Tribunal de Justiça da Paraíba…

20 de janeiro de 2025

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h para 147 cidades da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (20), um alerta amarelo para chuvas…

20 de janeiro de 2025

Bolsonaro: o homúnculo

Em um dos momentos mais dramáticos da história recente da humanidade e, consequentemente, do Brasil,…

20 de janeiro de 2025

Saúde de Campina Grande registra aumento no número de casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Campina Grande divulgou na manhã desta segunda-feira, 20, o boletim…

20 de janeiro de 2025