A Paraíba o tempo todo  |

PMJP segue sem Plano Diretor e Mobilidade Urbana

 Zezinho Botafogo (PSB) requereu informações do Poder Executivo e justificou a necessidade desse instrumento para a melhoria do acesso e aos espaços urbanos e seu usufruto na Capital paraibana

 

O vereador Zezinho Botafogo (PSB) apresentou, na última sessão da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), uma proposição requerendo informações do Poder Executivo sobre a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da cidade de João Pessoa. A proposta foi aprovada de forma unânime.

 

Zezinho Botafogo justificou seu requerimento garantindo que os objetivos do plano são: proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando os meios de transportes coletivos e não motorizados, de forma inclusiva e sustentável; contribuir para a redução das desigualdades e para a promoção da inclusão social; promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais; proporcionar melhoria das condições urbanas no que se refere à acessibilidade e à mobilidade; construir ciclovias e bicicletários; promover o desenvolvimento sustentável com a mitigação dos custos ambientais e socioeconômicos dos deslocamentos de pessoas e cargas no Município; e consolidar a gestão democrática como instrumento de garantia da construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana.

 

Para o vereador socialista, a implantação do plano se justifica ainda porque, no contexto geral da mobilidade urbana, o espaço de circulação de pedestres tem papel fundamental. Além da infraestrutura de calçadas, necessária para garantir o conforto e a continuidade no caminhamento, outros aspectos também influenciam a qualidade da caminhada, com destaque para os relativos à segurança, que incluem a proteção contra roubos e furtos, e também como proteção contra acidentes resultantes de conflitos entre veículos e pedestres ou das condições físicas da calçada.

 

Zezinho Botafogo ressaltou a situação do trânsito atualmente na Capital. “A cada dia convivemos com problemas de trafegabilidade na cidade, congestionamentos, lentidão nos corredores viários; não temos para onde crescer e nem fugir; e o trânsito está caótico”.

 

Segundo o parlamentar, o problema se estende a todo o Município em relação, principalmente, à mobilidade urbana. “Vamos sofrer sem estacionamentos e bicicletários. Por isso, pedimos urgente que esse plano possa sair do papel. Se não tivermos planejamento, virará um caos pior do que está”,completou o vereador.

Ainda de acordo com Zezinho Botafogo, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) publicou no Semanário Oficial a Portaria nº 54/2015, com os nomes dos servidores para compor a Comissão de Análise Técnica para a Concorrência de nº 33.001/2016, que tem como finalidade a contratação de empresa de consultoria para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa.

 

“Sabemos da fundamental importância desse instrumento para a política de desenvolvimento urbano do Município, que tem como objetivo possibilitar condições adequadas de deslocamento, a universalização do acesso à cidade, o controle da expansão urbana, a qualidade ambiental, a democratização dos espaços público e a gestão compartilhada”, finalizou o vereador.

 



Redação com CMJP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe