Zezinho Botafogo (PSB) requereu informações do Poder Executivo e justificou a necessidade desse instrumento para a melhoria do acesso e aos espaços urbanos e seu usufruto na Capital paraibana
O vereador Zezinho Botafogo (PSB) apresentou, na última sessão da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), uma proposição requerendo informações do Poder Executivo sobre a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da cidade de João Pessoa. A proposta foi aprovada de forma unânime.
Zezinho Botafogo justificou seu requerimento garantindo que os objetivos do plano são: proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando os meios de transportes coletivos e não motorizados, de forma inclusiva e sustentável; contribuir para a redução das desigualdades e para a promoção da inclusão social; promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais; proporcionar melhoria das condições urbanas no que se refere à acessibilidade e à mobilidade; construir ciclovias e bicicletários; promover o desenvolvimento sustentável com a mitigação dos custos ambientais e socioeconômicos dos deslocamentos de pessoas e cargas no Município; e consolidar a gestão democrática como instrumento de garantia da construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana.
Para o vereador socialista, a implantação do plano se justifica ainda porque, no contexto geral da mobilidade urbana, o espaço de circulação de pedestres tem papel fundamental. Além da infraestrutura de calçadas, necessária para garantir o conforto e a continuidade no caminhamento, outros aspectos também influenciam a qualidade da caminhada, com destaque para os relativos à segurança, que incluem a proteção contra roubos e furtos, e também como proteção contra acidentes resultantes de conflitos entre veículos e pedestres ou das condições físicas da calçada.
Zezinho Botafogo ressaltou a situação do trânsito atualmente na Capital. “A cada dia convivemos com problemas de trafegabilidade na cidade, congestionamentos, lentidão nos corredores viários; não temos para onde crescer e nem fugir; e o trânsito está caótico”.
Segundo o parlamentar, o problema se estende a todo o Município em relação, principalmente, à mobilidade urbana. “Vamos sofrer sem estacionamentos e bicicletários. Por isso, pedimos urgente que esse plano possa sair do papel. Se não tivermos planejamento, virará um caos pior do que está”,completou o vereador.
Ainda de acordo com Zezinho Botafogo, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) publicou no Semanário Oficial a Portaria nº 54/2015, com os nomes dos servidores para compor a Comissão de Análise Técnica para a Concorrência de nº 33.001/2016, que tem como finalidade a contratação de empresa de consultoria para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa.
“Sabemos da fundamental importância desse instrumento para a política de desenvolvimento urbano do Município, que tem como objetivo possibilitar condições adequadas de deslocamento, a universalização do acesso à cidade, o controle da expansão urbana, a qualidade ambiental, a democratização dos espaços público e a gestão compartilhada”, finalizou o vereador.
Redação com CMJP
Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
Coordenada pelo Exercito, a Operação Carro-Pipa foi suspensa ontem, segunda-feira (25/11) em todo o território…