Para melhorar e ampliar a infraestrutura cicloviária da cidade e dar mais segurança aos ciclistas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa começou a instalar paraciclos na orla da Capital para estimular o uso da bicicleta e garantir um local seguro para estacioná-la.
Dos cinco conjuntos de paraciclos que serão armados em pontos de maior concentração de serviços e pessoas, do Cabo Branco a Manaíra, a Semob já instalou o primeiro no Busto de Tamandaré. Os demais serão implantados nos seguintes locais: em frente ao Banco do Brasil da avenida Senador Ruy Carneiro; na avenida Cabo Branco em frente ao Sesc, na última vaga antes da avenida Buarque (primeira esquina após a Beira Rio) e na rua Dr. Alcebíades Silva em frente ao nº 3710. Foram priorizados os lugares onde, naturalmente, há uma maior demanda de ciclistas.
O superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, destacou a importância da instalação dos paraciclos. “Pensamos na segurança e na conveniência dos ciclistas que se deslocam pela cidade”, disse. Segundo ele, essa iniciativa mostra como a gestão tem investido no transporte intermodal e nas políticas públicas para estimular o uso da bicicleta na cidade. “A ideia é instalar paraciclos em outros pontos estratégicos da cidade”, afirmou.
Os paraciclos têm seis barras de apoio em forma de um ‘U’ invertido onde os ciclistas poderão encostar e trancar com corrente/cadeado suas bicicletas, além de um totem com informações. Para confeccionar o equipamento, o material utilizado foi o aço galvanizado revestido de pintura eletrostática a pó nas cores amarelas.
Locais – A Semob vai instalar os paraciclos em vagas de estacionamentos de carros. Em cada vaga, substituída pelos equipamentos, estacionam doze bicicletas, totalizando 60 onde caberiam apenas cinco carros. Para isso, será necessária uma pequena modificação na vaga para proteger melhor o espaço de estacionar as bicicletas, criando um canteiro no entorno do equipamento.
Com a mudança, os paraciclos ficarão protegidos dos carros que estacionarem nas vagas anteriores e posteriores. A medida também evita o estacionamento de moto nesses espaços.
Na área onde serão montados os paraciclos, a Semob colocará totens com aproximadamente 2,10 de altura. Os totens conterão mapas que funcionam como informativo do mobiliário urbano, mostrando a localização dos demais paraciclos.
Ações – Em 2013, a PMJP transformou a ciclofaixa da orla em ciclovia com um canteiro construído para delimitar melhor o espaço do ciclista, trazendo segurança para quem trafega de bicicleta. Também foi implantada a Ciclofaixa de Lazer aos domingos, do Busto de Tamandaré até o Parque Solon de Lucena (Lagoa).
A Semob ainda realizou pesquisa cicloviária para saber a origem/destino das pessoas que utilizam bicicleta na cidade. João Pessoa conta hoje com 45 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. A proposta da Prefeitura é ampliá-la para mais de 100 quilômetros.
“Quero lembrar aos motoristas de respeitarem o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece a distância mínima de um metro e meio a ser mantida toda vez que um veículo motorizado passar ou ultrapassar ciclistas nas ruas”, lembrou Nilton.
Secom-JP
A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…
O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…
Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…
Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…
A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…
Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…