A Polícia Rodoviária Federal encerrou na última sexta-feira(11), a Operação Temática de combate ao Narcotráfico e Roubo de Veículos. A Operação foi desencadeada em parceria com agentes da PRF no Rio Grande do Norte e policiais militares da Paraíba.
As ações ocorreram nas diversas rodovias federais que cortam o estado da Paraíba e Rio Grande do Norte e contou com a participação de 60 agentes da PRF dos dois estados, todos especializados no combate ao tráfico de drogas e furto, roubo ou adulteração de veículos.
Durante os onze dias de operação, foram apreendidos 10 kg de maconha e cerca de 160 gramas de cocaína. Dez veículos que haviam sido roubados foram recuperados e outros dez veículos foram apreendidos por apresentarem adulterações nos números identificadores, como os números de chassis ou motor.
Dentre os veículos roubados, foi recuperada uma caminhonete VW Amarok blindada que havia sido roubada em novembro do ano passado na cidade pernambucana de Caruaru. O veículo foi encontrado em uma oficina, já com os números identificadores adulterados e portava placas falsas de Goiana/PE. Diligências realizadas pela PRF levaram até a casa do suposto proprietário, onde foi encontrada uma motocicleta com placa falsa.
Por solicitação de um delegado de polícia civil, os policiais foram até um galpão de propriedade do mesmo homem apontado como dono da caminhonete. Lá os policiais encontraram diversas peças automotivas, 45 pneus com rodas de caminhonetes e caminhões; um veículo da marca Hyunday desmontado; outro da marca GM incendiado, além de ferramentas utilizadas no desmonte de veículos. O cenário encontrado no galpão aponta para possibilidade de um desmanche de veículos roubados e será investigado pela polícia civil.
Como resultado da operação, 25 pessoas foram presas, foram lavrados seis termos circunstanciados de ocorrência – TCOs e três armas foram apreendidas. Uma carga de 30 mil pacotes de cigarro, com valor estimado em 600 mil reais, foi apreendida em um caminhão baú.
Ainda, foram apreendidos e encaminhados para as autoridades competentes os seguintes itens:
· Eletrônicos, bebidas, materiais de informática e mercadorias diversas sem comprovação de origem nem notas fiscais, somando cerca de 50 mil reais;
· 586 unidades de semi joias sem comprovação de origem, com valor estimado em cerca de 70 mil reais;
· Três mil metros de fibra óptica que haviam sido furtados;
· 15 toneladas de milho sem comprovação de origem nem notas fiscais;
· Mais de quatro toneladas de pescado (Peixe e camarão), com valor estimado em 70 mil reais;
· Seis documentos falsos; e,
· Uma moto-serra.
Novas operações temáticas serão desenvolvidas no decorrer do ano de 2014.
Redação com Assessoria