Categorias: Paraíba

Policiais civis vão paralisar atividades e farão ato em JP na próxima quarta

PUBLICIDADE

A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária da categoria, realizada nesta quinta-feira (25) pela Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba – ASPOL/PB, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Os policiais civis se reuniram para discutir o anúncio do Governo do Estado, acerca da incorporação das horas extras na bolsa desempenho, apresentar as propostas e deliberar pela continuidade dos movimentos reivindicatórios. Na ocasião, foi deliberado e aprovado por unanimidade pela realização de uma paralisação de 24h na próxima quarta-feira (31) com uma passeata no centro da cidade, no mesmo dia, com concentração a partir das 8h30 da manhã, em frente ao Colégio Lyceu Paraibano.

Durante a reunião, a diretoria da ASPOL/PB falou sobre a união das forças policiais com as entidades que compõem a “Frente SOS Segurança Pública”, e das propostas apresentadas pela ASPOL/PB ao Governo Estadual para melhorias salariais da categoria.

 Na última segunda-feira (22), a presidente da ASPOL/PB, Suana Melo, e o vice-presidente, Valdeci Feliciano, participaram de uma reunião com a secretária de Administração do Estado, Livânia Farias, e o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Waldson de Souza, porém houve apenas anúncio de um suposto aumento de 5% e o pagamento do restante da incorporação que falta seria dividido em 18 meses.

“Chegamos a pedir um período de 24h para dialogar com a categoria, apresentar essa proposta e dialogarmos sobre o assunto. Infelizmente o governador Ricardo Coutinho fez seu pronunciamento de que estaria dando aumento às categorias, o que é um equívoco. Não houve aumento nenhum. Isso mostra claramente que não fomos chamados para uma negociação e sim para um anúncio, isso nos foi imposto sem direito a deliberar com a categoria”, disse o vice-presidente da ASPOL/PB, Valdeci Feliciano.

 “Nossa principal proposta é corrigir um erro que em 8 anos não foi corrigido, que é o pagamento da categoria de nível superior igualmente às demais. Na Paraíba, um agente ou escrivão que estudou e fez concurso de nível superior recebe salário de nível médio. Isso é um absurdo. Por isso, uma outra forma da gente minimizar as perdas salarias e fazer com que a nossa família não seja prejudicada com a diminuição da renda salarial, que já é pouca, é o Governo do Estado passar a pagar, pelo menos, o mesmo valor de risco de vida para todos os profissionais de forma igualitária, para que uma vida não seja mais valorizada que outra dentro da Polícia Civil. A categoria investigativa, que é a mais que se arrisca, recebe o menor valor”, explicou o diretor da ASPOL/PB, Alcebíades Barbosa.

Na avaliação da diretoria da ASPOL/PB, não há uma proposta adequada por parte do Governo do Estado para a categoria. Não há um aumento salarial, pelo menos para 95% da Polícia Civil que tira hora extra, porque somente 5% não tiram hora extra. De modo geral, a categoria investigativa da Paraíba não recebeu aumento.

“Os policiais civis decidiram paralisar as atividades em protesto por receberem o pior salário do país e em protesto contra o anúncio do Governo do Estado de que a segurança teve aumento de salário. Não houve aumento, essa é a verdade, e o Governador descumpriu o acordo da incorporação ao parcelar em 18x a transferência de dinheiro do plantão extra para a bolsa desempenho. Além de receber o pior salário do país, convivemos com a possibilidade de perdas de mais de 40% em caso de acidente no trabalho ou aposentadoria. Os policiais não estão satisfeitos e se sentem desrespeitados, só nos resta protestar”, destacou a presidente da ASPOL/PB, Suana Melo.

 

Ascom

 
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional elenca a PB entre os doze estados que pediram reforço na segurança no dia do 1º turno

O portal Correio Brasiliense trouxe hoje (26), uma reportagem no qual destaca que o Tribunal…

26 de setembro de 2024

TJ-PB aprova calendário para escolha de novos desembargadores e forma listas tríplices do MP e OAB

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) aprovou nesta quarta-feira (25), em sessão…

26 de setembro de 2024

MPs e forças de segurança se reúnem para combater assédio eleitoral e garantir “voto livre” nas eleições municipais na PB

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) se…

26 de setembro de 2024

Rede social X alega ter cumprido exigências e pede ao STF desbloqueio da plataforma no Brasil

A rede social X enviou nesta quinta-feira um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para…

26 de setembro de 2024

Motociclista morre em colisão com caminhão na Avenida Hilton Souto Maior, em João Pessoa

Um grave acidente na tarde desta quinta-feira (26) resultou na morte de um motociclista no…

26 de setembro de 2024

Preço do litro da gasolina oscila entre R$ 5,880 e R$ 6,170 em João Pessoa

O preço da gasolina comum na Capital registra nova redução para pagamento à vista nas…

26 de setembro de 2024